Fale com o animador vocacional

Artigos

26
jul/22

Tempo de (vi)ver!

Imagem
Imagem

“Cristo Vive! Somos suas testemunhas.” Esse é o tema inspirador do Mês Vocacional 2022. Concluindo um percurso a partir de três verdades apresentadas aos jovens pelo Papa Francisco na Christus Vivit – Deus te ama! Cristo te salva! Ele vive! –, o Mês Vocacional deste ano é um convite para experimentarmos essa vida que Jesus nos dá, afinal: “Cristo vive: é Ele a nossa esperança, e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que ele toca se torna jovem, se torna novo, se enche de vida!” (Christus Vivit 1)

O lema “Eu vi o Senhor!”, retirado do Evangelho de João (20,18), é o testemunho de Maria Madalena aos discípulos logo após seu encontro com o Ressuscitado. Que encontro! Que diálogo vocacional! Vale a pena demorar-se sobre ele. Vale a pena (re)vivê-lo!

Maria, depois do susto da madrugada, volta ao túmulo vazio. Do lado de fora, chorando, inclina-se para olhar para dentro do túmulo. Como é difícil enfrentar os vazios da vida! Como é difícil olhar para dentro do nosso próprio vazio! Como é arriscado permanecer do lado de fora, chorando... Nossa busca vocacional pode ser muitas vezes uma experiência assim... buscamos, mas não temos ainda a coragem necessária para o encontro. Há muita coisa dentro de nós fora do lugar. É preciso reaver-se consigo mesmo, inclinar-se sobre si, questionar-se!

Maria busca, enxerga, mas ainda não vê, e por isso chora. Tem lembranças do seu Senhor, mas o não saber ainda a impede de ver. A pergunta do então jardineiro é a pergunta vocacional por excelência: “O que procuras?”. Saber o que se procura é fundamental para qualquer caminho vocacional! Saber o que se quer! O que queremos? O que desejamos? O que nos movimenta? O que nos faz ir buscá-Lo onde quer que Ele esteja? Talvez ainda não saibamos o que de fato buscamos...

“Maria!”, diz Jesus. Quanta coisa disse Jesus ao pronunciar esse nome! Quanta história, afeto, ternura, vocação! Quanta coisa diz Jesus ao pronunciar hoje, o meu, o seu, os nossos nomes! Jesus faz-se encontrar, deixa-se ouvir e ver, mostra-se, entrega-se! Testemunhá-lo é, portanto, atitude do coração que o reconheceu Mestre, que se fez discípulo, que deu uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração..., uma adesão a toda a sua pessoa ao saber que... o chama pelo nome (cf. Jo 10,3).” (Documento de Aparecida 136)

Não há outro caminho! O encontro com Cristo Vivo é envio: “vai dizer aos meus irmãos...”. O testemunho é consequência do encontro! A resposta é consequência do chamado! Ver o Senhor é receber da sua vida e “... a vida que Jesus nos dá é uma história de amor, uma história de vida que quer misturar-se com a nossa e criar raízes na terra de cada um. (...) que vive e quer nascer entre nós para que produzamos frutos onde quer que estejamos, como estejamos e com quem estejamos.” (Papa Francisco, Discurso Vigília JMJ Panamá, 26 jan. 2019)

Que este Mês Vocacional seja para todos nós tempo de (vi)ver!

Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA
Promotor Vocacional

*Texto publicado na coluna PRO-VOCAÇÃO do Jornal Inquietude On-line, de julho de 2022.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.