Fale com o animador vocacional

Artigos

29
nov/22

Para se alimentar, basta a terra!

Imagem
Imagem

Em um artigo publicado na Revista Grande Sinal, do Instituto Teológico Franciscano, Aleluia Heringer Lisboa, doutora em educação e diretora de ASG da Sociedade Inteligência e Coração - Colégio Santo Agostinho, alerta para o quanto os hábitos alimentares têm adoecido as pessoas e causado desequilíbrio no meio ambiente. Por isso, a importância de ressignificar a maneira como lidamos com a alimentação.

A indicação do artigo à revista foi feita por Leonardo Boff, onde reforça a excelência da texto e a apresentação de 

"um outro paradigma de comportamento para com o que comemos. Traça uma laço afetivo  com a natureza e com o que se esconde atrás de cada alimento. São passos que devemos dar  se quisermos superar a crise na qual estamos metidos. (...) Precisamos de mais pessoas que suscitam a consciência adormecida."

A publicação destaca que, segundo Yuval Noah Harari (2016), pela primeira vez na história, morrem mais pessoas que comeram demais do que de menos. E que, no início do século XXI, o ser humano médio tem "muito mais probabilidade de morrer empanturrado no McDonald's que de seca, de Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda".

Nossa escolha alimentar gera impactos ambientais tão importantes quanto o valor nutricional dos alimentos.

"Existem pessoas que comem o dia inteiro e não se nutrem. Nutrir é algo bem mais complexo. Implica em cuidado na escolha daquilo que iremos colocar na sacola do supermercado, tempo envolvido no preparo, até o momento em que o alimento chega ao prato e, por fim, como se faz essa refeição. Fazemos escolhas e muitas delas têm priorizado a praticidade e não a qualidade nutricional." (pág. 225)

Leia o artigo completo:

Animal Não Humano: Presente!
Aleluia também é autora da publicação Animal Não Humano: Presente! Reflexões sobre a educação e a relação entre animais humanos e não humanos, publicada em 2020, a convite do Ministério Público de Minas Gerais.

Voltado principalmente para educadores, o material pretende provocar questionamentos sobre as condições de vida desses animais, sobre os usos e as representações que fazemos deles e o que estamos perpetuando de forma equivocada. Entre outras questões, também nos convida a refletir sobre nosso consumo alimentar e os impactos que geramos para o planeta. Clique aqui e baixe o exemplar gratuito.

Aleluia Heringer Lisboa

Diretora de Educação, RI (Relações Institucionais) e ASG (Ambiental, Social e Governança) do Colégio Santo Agostinho

Artigo publicado na Revista Grande Sinal, do Instituto Teológico Franciscano, e no jornal Inquietude On-line de novembro de 2022.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.