Fale com o animador vocacional

Artigos

26
jun/22

O NOVO HUMANISMO DO PAPA FRANCISCO

Imagem
Imagem

Vivemos uma crise civilizacional sem precedentes. Seus sinais se manifestam principalmente na crise ambiental que se faz sentir nas mudanças climáticas, nas reações da natureza contra a ação predatória do ser humano. Mas também num modelo econômico excludente que agiganta o fosso entre enriquecidos e empobrecidos, com a indiferença das grandes fortunas diante da miséria no planeta. A pandemia da Covid-19 colocou em xeque a capacidade da humanidade de lidar com sua inteligência e habilidade técnica. Ondas fundamentalistas, ultraconservadoras disseminam o ódio, o negacionismo, o autoritarismo, provocando violência e ameaçando as legítimas instituições democráticas.

Por outro lado, a humanidade avança na conquista tecnológica de uma forma que parece beirar a ficção científica; está interconectada diuturnamente, possibilitando inusitadas formas de sociabilidade e mesmo de inclusão, colaboração e solidariedade em escalas inimagináveis há pouco tempo. São oportunidades que não podem ficar nas mãos apenas de grupos poderosos, mas devem estar a serviço de uma real transformação da humanidade, estabelecendo pontes mais que levantando muros.

Outro mundo é possível?
Sim! Esse é o sonho, o projeto, o apelo do Papa Francisco.

O início de seu pontificado despertou curiosidade, interesse e reavivou a esperança de muitos. Seus gestos simples, seu estilo despojado, seu olhar sereno, sua voz mansa se mostraram não apenas como matéria midiática, mas foram adquirindo o contorno de um autêntico programa para enfrentar a crise civilizacional deste novo milênio. De um leve sussurro, sua mensagem, transmitida a princípio nas homilias em tom coloquial, foi encontrando eco nos corações, até se transformar numa voz profética que conclama toda a humanidade a uma conversão ecológica, a um estilo de vida mais simples, a uma nova economia e a um pacto educativo global, que implique inteligências e corações, numa grande aliança e permanente campanha humanitária.

Seus principais documentos, a exortação apostólica Evangelii Gaudium e as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli tutti, apresentam a proposta de um “novo humanismo”, em que o ser humano deve se considerar não o centro despótico da criação, mas um guardião de todos os seres, um cuidador da Casa comum, um colaborador do Criador, um amigo e companheiro de caminho dos demais seres humanos.

Nestes tempos em que somos tentados a cair na superficialidade das análises; nos maniqueísmos de separar as pessoas entre o bem e o mal; na ingenuidade de acreditar em mensagens que nos chegam pelo WhatsApp, indico como leitura um livro prestimoso, escrito com muitas mãos, publicado pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da PUC Minas e pela Editora Paulus: O novo humanismo: paradigmas civilizatórios do Papa Francisco.

A obra se organiza em quatro partes: a parte I aborda o pontificado de Francisco e a emergência de um novo humanismo. Na parte II, são analisados os tempos de mudanças, as mudanças de tempos. A parte III enfoca o novo humanismo no horizonte da esperança. Por sua vez, a parte IV apresenta os desafios atuais para um novo humanismo em ação.

Em tempos de mesmices, é tão bom encontrar boas leituras que nos ajudem a pensar outramente. Espero que você, leitora, leitor inquieto se interesse por esse tema tão atual e apaixonante. Boa leitura!

Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
Prior Provincial

- Texto publicado na coluna Reflexão, do Jornal Inquietude On-line, edição de junho de 2022.

Saiba mais sobre o livro:

O NOVO HUMANISMO: Paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco
Organização: Dom Joaquim Mol, Robson Sávio, Claudemir F. Alves e Adriana  Penzim
Editora Paulus - Lançamento: 13 de maio de 2022

- Leia aqui o exemplar de degustação em PDF.

Live promovida pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a participação de Dom Joaquim Mol:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.