Fale com o animador vocacional

Artigos

30
nov/22

O 3º Ano Vocacional do Brasil: celebrar é fazer memória

Imagem
Imagem

Iniciamos em todo o Brasil, no último dia 20 de novembro, o 3º Ano Vocacional com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, a iniciativa surgiu do 4º Congresso Vocacional realizado em 2019, em Aparecida/SP, e foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia da CNBB, em 2021. Marcando a celebração dos 40 anos do 1º Ano Vocacional, essa será uma grande experiência de renovação da animação vocacional no Brasil, rumo a uma nova estação vocacional, como nos convida a cantar o Hino deste 3º Ano Vocacional.

Vivendo, portanto, este tempo de graça e missão, nos próximos meses, nos encontraremos aqui, na coluna ProvocAção, para refletir sobre a temática e os objetivos deste 3º Ano Vocacional. Aprofundaremos, mês a mês, algum aspecto que nos possibilitará, até novembro do ano que vem, quando se encerrará o Ano Vocacional, a composição de um grande mosaico, um mosaico vocacional. Mas, antes de qualquer aprofundamento, vale a pena relembrar o caminho que nos trouxe até aqui, afinal, celebrar é fazer memória! Prontos para esse percurso?

Como mencionado acima, este 3º Ano Vocacional marca a celebração dos 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil. Realizada em 1983, a primeira experiência de um ano vocacional buscou refletir o tema “Vem e segue-me”, favorecendo e ampliando o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações. Dentre os principais frutos desse ano, podemos destacar: a dinamização do SAV-PV nos regionais da CNBB; a produção de subsídios vocacionais (Mês Vocacional, Cartazes Vocacionais, Coleção Cadernos Vocacionais, Revistas Vocacionais); e a realização de Escolas Vocacionais.

Passados 20 anos, em 2003, teve lugar o 2º Ano Vocacional do Brasil com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4). Essa experiência promoveu um novo despertar vocacional e a conscientização acerca da vocação e missão batismal na comunidade eclesial e na sociedade. Podemos elencar como bons frutos desse tempo: a consciência vocacional das comunidades; a redescoberta da universalidade da vocação; a valorização das equipes vocacionais paroquiais e diocesanas; a melhor compreensão do sentido e valor da vocação batismal; e uma maior compreensão da teologia da vocação e das vocações.

Entre esses grandes momentos, muitos outros eventos aconteceram, como Congressos Internacionais e Nacionais e Simpósios. Vale recordar: 1994:  1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações, com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”; 1999:  1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b); 2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4); 2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19); 2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações, com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5); 2014:  Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”; 2019: 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4). Somados a eles, encontramos também ao longo desses quarenta anos, muitas outras iniciativas em cada Igreja Local e pequenas comunidades Brasil afora. Louvado seja Deus por caminhada tão fecunda!

E assim, com esse ardor no coração, colocamos nossos pés a caminho para viver o 3º Ano Vocacional do Brasil! Que seja um tempo de fazer memória e celebrar! E mês que vem nos encontraremos aqui novamente para continuarmos a composição do nosso mosaico vocacional e aprofundarmos o tema deste ano! Até lá!

Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA

*Texto publicado na coluna PRO-VOCAÇÃO do Jornal Inquietude On-line, de novembro de 2022.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.