Fale com o animador vocacional

Artigos

04
out/23

Equipe de Animação Vocacional: um mutirão para inquietar corações

Imagem
Imagem

No esforço de aprofundar as perspectivas do 3º Ano Vocacional do Brasil, chegamos ao último dos seus objetivos específicos: FOMENTAR, nos âmbitos regional, diocesano e paroquial, um serviço de animação vocacional articulado, com a criação e consolidação de Equipes Vocacionais Paroquiais e Diocesanas, dentro de uma pastoral orgânica, sinodal, envolvendo todas as vocações. Dentre os vários objetivos, chegamos àquele de caráter mais operacional e que, sem dúvidas, é a garantia de um serviço de animação vocacional efetivo e eficaz. Ainda que sua demarcação seja nos níveis regional, diocesano e paroquial, gostaria de transpô-lo para o nosso contexto provincial e refletir sobre a igual importância de uma Equipe Provincial de Animação Vocacional.

Em nossa trajetória, como Vicariato e como Província, fomos fazendo um bonito caminho de construção de um Serviço de Animação Vocacional. Muitos que nos precederam não mediram esforços para garantir a semeadura e o cultivo das vocações. Com a criação do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, em 2019, esse trabalho ganhou ainda mais força e estabeleceu, de forma mais permanente e orgânica, a Equipe de Animação Vocacional. Em nosso horizonte, estava claro que a animação vocacional precisaria ser promovida em nossos mais diversos campos de apostolado, começando em nossas próprias comunidades, passando pelas paróquias e centros educativos, chegando, por fim, aos inúmeros jovens que nos conhecem e desejam fazer um caminho conosco de discernimento vocacional.

Com objetivo claro de promover a cultura vocacional, buscamos designar para cada área específica de atuação um religioso, de forma a estabelecermos um trabalho em rede. Hoje contamos com quatro áreas, a saber: Acompanhamento Vocacional; centros educativos, paróquias e Comunicação e Marketing. Por acompanhamento vocacional entende-se o processo personalizado de acompanhamento de cada jovem que nos busca para discernir sua vocação. Toca à área de Acompanhamento Vocacional essa escuta ativa, a condução do Itinerário Vocacional, a realização dos encontros, dentre outras atividades próprias de promoção vocacional. Nos centros educativos, o trabalho segue muito alinhado com o Núcleo de Pastoralidade e, nos últimos anos, com um braço forte dentro da sala de aula: a disciplina Projetos de Vida Agostinianos. Nas paróquias, buscamos fortalecer a Rede Agostiniana pelas Vocações, um movimento de leigos e leigas que, conscientes da sua própria vocação como batizados e batizadas, e inspirados pelo carisma e espiritualidade de Santo Agostinho, desejam colaborar com nosso serviço de Animação Vocacional. No campo da Comunicação e Marketing, desbravamos os areópagos digitais, descobrindo novas formas de ser, fazer e comunicar.

Todo trabalho, ainda que coordenado pelos freis, só se faz fecundo pelo singular apoio e contribuição de muitos leigos e leigas. Da psicóloga que realiza uma assessoria técnica à senhora que diariamente reza seu terço pelas vocações; do professor de Projeto de Vida à cozinheira da casa que prepara com carinho as refeições durante um encontro; da profissional que prepara os posts das mídias digitais àquele que colabora com outras atividades várias; todos, sem exceção, de alguma forma, compõem essa Equipe de Animação Vocacional. Aliás, da experiência que temos vivido, não sei se é possível fazer animação vocacional de outro jeito, senão em equipe. Damos graças a Deus por entrega tão generosa, pelos caminhos percorridos até aqui e pelos passos que ainda serão dados nesse grande mutirão para inquietar corações!

Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA 
Promotor Vocacional

-Texto publicado na coluna PRO-VOCAÇÃO do Jornal Inquietude On-line, de setembro de 2023.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.