O Papa Francisco nomeou hoje, 13 de julho, três mulheres para a Congregação para os Bispos, dicastério do Vaticano que tem a missão de aconselhar o pontífice na escolha dos bispos do mundo. Duas religiosas e uma leiga farão parte de uma das mais importantes Congregações do Vaticano.
Entre os novos membros para o Dicastério para os bispos nomeados pelo Santo Padre, estão a Irmã Raffaella Petrini F.S.E. (Franciscanas da Eucaristia), secretária geral do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano, Irmã Yvonne Reungoat, F.M.A., ex superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas); e como leiga, a doutora Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.
Em entrevista na semana passada, comentando sobre a presença de mulheres em funções estratégicas para a Igreja, o Papa recordou ao jornalista que em 2021, pela primeira vez, havia sido nomeada uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini, hoje membro do Dicastério para os Bispos. Mas também a Irmã Nathalie Becquart, religiosa francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos, e irmã Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora, número dois do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Enquanto no Dicastério para os religiosos é subsecretária a irmã Carmen Ros Norten.
Outras nomeações:
O outros membros nomeados são: Anders Arborelius, O.C.D., bispo de Estocolmo (Suécia); José F. Advincula, arcebispo de Manila (Filipinas); José Tolentino de Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana; Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos; os bispos cuja nomeação como cardeal foi anunciada recentemente: Arthur Roche, prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; Lazzaro You Heung-sik, prefeito do Dicastério para o Clero; Jean-Marc Aveline, arcebispo de Marselha (França); Oscar Cantoni, bispo de Como (Itália); Dom Dražen Kutleša, arcebispo de Split-Makarska (Croácia), e Dom Paul Desmond Tighe, secretário do antigo Pontifício Conselho para a Cultura; padre Dom Donato Ogliari, O.S.B., abade da Abadia de São Paulo fora-dos-muros e administrador apostólico da Abadia Territorial de Montecassino (Itália).
Fonte: Vatican News