Fale com o animador vocacional

Notícias

21
fev/22

Frei Eberson Naves é ordenado Presbítero

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Frei Eberson Dionisio Naves, OSA, foi ordenado presbítero (padre) em uma celebração muito especial presidida por Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, Bispo Emérito da Diocese da Campanha,  concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, e outros presbíteros, dia 19 de fevereiro, na Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, em Três Pontas (MG).

Participaram da celebração,  freis da nossa Província, religiosos, religiosas, familiares e amigos, além de centenas de pessoas de diversas cidades brasileiras e outros países que puderam acompanhar por meio da transmissão pelo Facebook.

Dom Diamantino destacou que a fé nos leva ao amor. "Se não tivermos amor uns pelos outros, como vamos amar a Deus?" E disse que precisamos nos converter ao amor de Deus no dia a dia, e nos reconciliar para vivermos realmente a dinâmica do amor. Sobre o ministério presbiteral, ressaltou a importância de se mostrar feliz e de vivenciar a vocação e a missão com alegria. "Nós precisamos de pessoas alegres, que se encantam com o mistério de Deus, que se apaixonam por Cristo Jesus. Que vivem realmente a alegria do Evangelho." Ao Frei Eberson, recomendou seguir seu lema presbiteral, procurando sempre em Deus a força e a coragem para ser um grande obreiro, um grande Operário da Messe. Alguém que realmente transborda a alegria de anunciar que Deus é bom. Que Deus é amor.

Frei Eberson comentou que  a essência do presbiterado é servir e configurar-se a Cristo segundo o Seu bom coração. E ressaltou que seu lema presbiteral "Tu és me Deus; por Ti suspiro dia e noite desde que Te conheci." (Confissões VII, X, 16), é uma Profissão de Fé de Santo Agostinho. Inspiração para iluminar e guiar seu ministério. "É por meio da fé que meu ministério sacerdotal se faz. É por meio da fidelidade e do amor a Deus." Agradeceu o carinho e a disponibilidade de Dom Frei Diamantino por conferir-lhe o segundo grau do sacramento da Ordem, dizendo a ele: "sua presença, sua disponibilidade, seu carisma e sua alegria, são as marcas indeléveis de seu ministério em nossas terras."

O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, ressaltou que o maior presente que o povo de Deus pode dar a seus ministros, bispos, presbíteros e diáconos é a oração. "Peço a vocês que rezem com muito carinho, com muita intensidade, por nós, ministros ordenados e, de maneira especial, pelo padre frei Eberson." Também agradeceu a Dom Diamantino, pela sua disponibilidade e proximidade. "Este é o sexto frei agostiniano que o senhor ordena. Por isso, a Ordem de Santo Agostiniana, em especial a nossa Província, tem um carinho muito especial pelo senhor."

Frei Luiz Antônio anunciou que o Frei Eberson irá continuar a exercer o seu ministério na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ), agora como Vigário Paroquial. "Frei Eberson, que você possa servir, pregar e celebrar com a alegria do Evangelho. Que Deus o abençoe hoje e sempre", disse.

Rito de ordenação:

De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, é dividido nas seguintes etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidatohomiliapropósito do eleitoladainhaimposição das mãos e prece de ordenaçãounção das mãosentrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres.

Pela imposição das mãos Dom Diamantino conferiu os dons do Espírito Santo ao Frei Eberson para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Eberson, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consecratória presbiteral. A seguir, Frei Eberson foi revestido com a estola presbiteral e a casula.

Outros pontos que se destacam na celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Eberson prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.

Na Igreja Católica, o presbítero (padre) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, sendo o primeiro grau o de diácono e o terceiro grau o de bispo.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.