O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, presidiu a celebração de abertura das atividades formativas de 2022, do Aspirantado e do Pré-noviciado agostiniano, no dia 3 de fevereiro - memória do Beato Estêvão Bellesini. A missa foi concelebrada pelos freis Anderson Domingues e Tailer Ferreira, na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, em Belo Horizonte/MG.
Em sua homilia, Frei Luiz Antônio destacou aspectos da Primeira Leitura do livro dos Reis, incentivando os formandos a enfrentarem os desafios próprios da vida comunitária e do processo formativo, sem se deixarem titubear com as adversidades do caminho. Parafraseando o Rei Davi, disse aos formandos a evocação: "Sê corajosos e porta-se como um homem".
Frei Luiz destacou, a partir do Evangelho de São Marcos, alguns aspectos que também devem orientar a vida dos que se colocam nesse caminho de consagração. A experiência de Jesus ter enviado os discípulos dois a dois sinaliza a importância de não estar sozinho na caminhada e sempre poder contar com os irmãos. E ressaltou que Jesus deu como missão aos discípulos, expulsar os espíritos imundos e curar os enfermos. "É importante que, também hoje, nós expulsemos o muitos demônios que existem na sociedade, não necessariamente demônios espirituais, mas demônios que habitam no coração humano que promovem a maldade, as desigualdades e muitas doenças, muitas feridas que precisam ser curadas, a começar pela cura das próprias feridas e, consequentemente, o cuidado com as feridas dos outros", disse.
Durante a celebração, os jovens Gabriel Bento, Lucas e Marcos Felipy, foram admitidos no Aspirantado. E os formandos Emerson, Gabriel Victor, Guilherme, Romário Marlon e Washyngton, foram admitidos no Pré-noviciado.
Após a celebração da Eucaristia, que contou com a presença do prior da comunidade religiosa, Frei Paulo Santos Gonçalves, foi servida uma refeição fraterna. Momento especial marcado pela alegria, fraternidade e entusiasmo próprios do início de uma caminhada formativa.
.