Durante o 2º semestre de 2021 o Colégio Santo Agostinho proporcionou aos estudantes diversas oportunidades de vivenciar o verdadeiro sentido da fraternidade. Por meio do Programa Entrelaçar, foram desenvolvidas na Unidade Belo Horizonte, ações solidárias como a arrecadação de doações e a entrega a instituições parceiras. Iniciativas desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso, em parceria com o DEPAS - Departamento de Evangelização e Ações sociais, que incentivam o cuidado, a interação com outras realidades, a cooperação e o olhar misericordioso.
Orientados pelos pilares agostinianos da vida em comunidade e do serviço à humanidade, vários projetos foram trabalhadas nas salas de aula e colocados em prática. Confira:
Auxiliar na construção de uma vida melhor e mais digna, dando sentido e significado que proporcione amadurecimento espiritual e humano, foram as propostas da atividade que auxiliou o Projeto Dona Cota, de Chapada do Norte (MG). As turmas arrecadaram materiais de higiene pessoal para gestantes e famílias atendidas pelo Projeto Dona Cota.
O Projeto Dona Cota é uma iniciativa que apoia gestantes e suas famílias na região do Vale do Jequitinhonha, e é desenvolvido pela a Achanti - Associação Chapadense de Assistência às Necessidades do Trabalho e da Infância, e pela Fraternidade Agostiniana Frei Marcelino Barrio, de Chapada do Norte.
Durante o mês de novembro, nas aulas de Ensino Religioso, a turma do 3º ano, participou do Projeto Trabalhando a Vida que tem como objetivos identificar e fortalecer a ecologia social, e promover ações de respeito e solidariedade.
Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de conhecer a Fundação Sara Albuquerque Costa, que acolhe crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer - oportunidade de reflexão sobre o respeito e cuidado para com a vida. Além das propostas desenvolvidas em sala de aula, fizeram, como gesto concreto de solidariedade, uma campanha de arrecadação de doações para ajudar a Fundação Sara.
Estudantes do 4º ano participou do projeto que atendeu a instituição Novo Céu, que atende pessoas com paralisia cerebral. Fizeram a arrecadação de fraldas geriátricas e envolveram as famílias, em uma grande corrente de solidariedade.
No Projeto Ser Presente o propósito foi despertar o verdadeiro sentido da fraternidade. Nas aulas de Ensino Religioso, os alunos do 7º ano refletiram sobre o sentido das estações da vida e a construção de valores positivos para a convivência.
O projeto propõe conhecer o Lar de Frei Zacarias, que acolhe idosas que buscam por auxílio. Os estudantes se mobilizaram para realizar algo além das doações de fraldas geriátricas, dos materiais de higiene pessoal, ação concreta proposta todos os anos. Doaram cestas com jogos diversos, livros para colorir, telas para pintar, sementes para plantar e tantos outros materiais que pudessem levar alegria e ludicidade para o dia a dia de cada uma delas e de um modo muito especial se fizeram presentes.