A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada no México, com representantes de diferentes países de modo presencial e on-line, 21 a 28 de novembro, apresentou em sua conclusão, os desafios que devem orientar e motivar a vida pastoral do povo latino-americano e caribenho.
As indicações são fruto de atenta escuta da Igreja em todos os países da região, com as muitas contribuições orientando os trabalhos daqueles que representaram as comunidades eclesiais, durante a Assembleia. Grupos foram formados no penúltimo dia do Encontro e, a partir das reflexões, das partilhas, foram delineados os 12 desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, destacados a seguir:
- Reconhecer e valorizar o papel dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação.
- Acompanhar as vítimas de injustiças sociais e eclesiais com processos de reconhecimento e reparação.
- Promover a participação ativa das mulheres em ministérios, órgãos governamentais, discernimento e tomada de decisões eclesiais.
- Promover e defender a dignidade da vida e da pessoa humana desde a sua concepção até o seu fim natural.
- Aumentar a formação da sinodalidade para erradicar o clericalismo.
- Promover a participação dos leigos em espaços de transformação cultural, política, social e eclesial.
- Ouvir o grito dos pobres, excluídos e descartados.
- Reformar os itinerários formativos dos seminários, incluindo temas como ecologia integral, povos nativos, inculturação e interculturalidade e pensamento social da Igreja.
- Renovar, à luz da Palavra de Deus e do Vaticano II, nosso conceito e experiência da Igreja do Povo de DEUS, em comunhão com a riqueza de sua ministerialidade, que evita o clericalismo e favorece a conversão pastoral.
- Reafirmar e dar prioridade a uma ecologia integral em nossas comunidades a partir dos quatro sonhos da Querida Amazônia.
- Promover um encontro pessoal com Jesus Cristo encarnado na realidade do continente.
- Acompanhar os povos nativos e afrodescendentes na defesa da vida, da terra e das culturas.