Na programação dos 45 anos do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem, o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial e presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mediou uma live para os colaboradores, no dia 2 de outubro, sobre educar e transformar vidas de acordo com a Pedagogia Agostiniana. A transmissão teve como convidado especial o Frei Elias Neira, OSA, da Província Agostiniana Nossa Senhora da Graça, do Peru. Membro da Comissão Internacional de Educação da Ordem de Santo Agostinho, escritor, professor universitário, Mestre em Inovação e em Educação, e douturando em Humanidades, Frei Elias falou sobre a Pedagogia Agostiniana no contexto em que vivemos.
Na abertura, a Professora Aparecida Debona falou sobre o contexto do Colégio nestes 45 anos de presença em Contagem. "Uma cidade formada por parques industriais, desigualdades sociais e precariedade no equipamento cultural", disse. Neste cenário, o colégio cresceu se consolidou, prosperou e se transformou em uma referência que se destaca pela proposição de diversos projetos na área ambiental, mobilização e promoção cultural. Iniciativas que repercutem na formação acadêmica e humana de mais de quatro gerações de estudantes. "Nós acreditamos que o centro educativo cumpre sua missão quando corresponde às necessidades formativas do local e da época
na qual está inserido.", ressaltou.
Em sua fala, Frei Elias apresentou importantes dados sobre o cenário da educação no Brasil, sobre o meio ambiente e ressaltou a importância de termos nas escolas projetos que conscientizem sobre a situação do Planeta, nossa Casa Comum e que reforcem a consciência coletiva de tornar o mundo um lugar melhor para todos.
"Enquanto escola, podemos contribuir para a redução das desigualdades, formando jovens com sensibilidade para entender a missão de fraternidade universal que tanto necessitamos", disse o palestrante.
Frei Elias também acrescentou que os jovens estão cada vez mais conectados a tecnologias, às mídias e a influenciadores digitas e, para se aproximar dos jovens e entrar no mundo deles é preciso se conectar a estes recursos e aproveita-los para compartilhar conteúdos importantes.
"Não podemos responder a perguntas que não foram feitas. É fundamental ensinar aos jovens a questionar-se, a inquietar o coração, a conhecer a si mesmo e apaixonar-se. Pois ninguém encontra o que não procura". E "em um mundo dividido e polarizado é importante aprender a incluir e a co-criar com as diversidades, em todos os sentidos, para que a escola agostiniana seja uma só alma e um só coração, ressaltou o Frei Elias.
No encerramento, o Frei Luiz Antônio destacou que as questões abordadas pelo Frei Elias nos leva a uma série de questionamentos a partir da realidade do Brasil e mundo, fazendo pulsar o coração agostiniano. "Apesar de estarmos em realidades tão distintas, tão diferentes, não somos apenas um coração, somos muitos corações pulsando, que se tem a beleza do carisma agostiniano que nos ajuda a inquietar corações."
O Frei Flávio José Cassiano, OSA, também participou da transmissão mediando os comentários e perguntas dos internautas.
- Confira:
E para que você possa aprofundar-se ainda mais no conteúdo, compartilhamos abaixo dois livros escritos pelo palestrante. Vale a pena a leitura!
📕 ¿Cómo inquietar corazones? - Por Frei Elias Neira
📘 Una Comunidad en búsqueda de la Verdad - Por Frei Elias Neira
Frei Elias Neira, OSA - eneira.sa@gmail.com