Fale com o animador vocacional

Artigos

16
mai/21

Comunicar esperança: provocações do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Imagem
Imagem

No domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também se comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecida pelo Decreto Inter Mirifica do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962- 1965) com o objetivo de chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno moderno dos meios de comunicação social existentes na sociedade contemporânea. Sua primeira edição ocorreu em 7 de maio de 1967, sob o papado de São Paulo VI. (1963-1978).

Tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, o Papa publica a mensagem para o ano corrente. Neste ano, o Papa Francisco propôs como tema: “Vem e verás” (Jo 1,46): comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. O Pontífice chama os comunicadores a “gastarem as solas dos sapatos”, ou seja, “comunicar encontrando com as pessoas onde estão e como são”. Eis aqui, um grande desafio para os comunicadores: encontrar as pessoas com a atual situação pandêmica que vivemos.

Desde que o mundo foi invadido pelo Novo Coronavírus, as pessoas tiveram de recolher-se. O que seria um período de quarentena, já dura mais de um ano. E toda a comunicação da humanidade, teve de ser online, por meio de telas, seja do computador ou do celular.

Na realidade eclesial, a Pastoral da Comunicação exerceu e vem exercendo um papel fundamental para a vivência da fé. Conseguiu realizar por meio das transmissões nas redes socias (Instagram, Facebook, YouTube e outros) o verdadeiro encontro com as pessoas, como e onde elas estivessem. Com isso, enquanto a dona de Casa está fazendo seu almoço, ouve a reflexão do Evangelho dia pelo podcast da sua paróquia. Ou reúne a família, em seu sofá, no domingo, para acompanhar a celebração dominical pela televisão, pelos canais católicos de comunicação.

Tantos são os profissionais da comunicação que são verdadeiros discípulos missionários, que se doam totalmente e correm os riscos da pandemia ao irem para as Igrejas realizarem as transmissões, deixando viva a verdadeira mensagem de salvação: a Boa Nova do Evangelho. Outra característica que merece atenção, diz respeito à criatividade desses profissionais; não medem esforços para encontrar maneiras inovadoras e dinâmicas de encontros online com tantas as pessoas, isso porque com o passar dos dias, as atividades vão se tonando monótonas e precisa-se encontrar um novo modelo de comunicar.

Em sua mensagem, o Papa ainda chama atenção dos profissionais da comunicação para as informações que circulam na web. A frequência das notícias é incalculável. Ter controle quanto à veracidade é quase impossível, mas os que detêm do dom da comunicação ou que estão inseridos nesse meio são “responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as”, aconselhou Francisco.

Mesmo estando em tempos de relações digitais, nada jamais pode substituir, de todo, o ver pessoalmente, mencionou Francisco. Hoje a única expressão que podemos ver, quando por alguma eventualidade saímos na rua, são os olhos de tantas as pessoas, olhos carregados de tantas histórias, olhos de noites mal dormidas, olhos de quem derramou muitas lágrimas por um ente querido que perdeu, olhos que estão fixos em outros rostos, com medo de alguém estar sem máscara e correr o risco da contaminação.

Por fim, fica para nossa reflexão o modo como estamos nos encontrando para nos comunicar com as pessoas, onde e como elas estão. O cumprimento abafado pela máscara, o áudio no WhatsApp, o emoji de carinha feliz, pode ser para o nosso tempo a melhor maneira de comunicar-se. Ao mesmo tempo devemos ser proclamadores da esperança, autores de notícias verdadeiras e edificantes para o nosso próprio conhecimento, para que quando alguém ir e ver, possa também se encher de alegria e reconhecer aí um sinal de esperança em meio a tempos tão difíceis.

Vicente Nascimento da Mata
Formando Agostiniano da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, graduando em Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA.

Referências Bibliográficas:

FRANCISCO. Mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20210123_messaggio-comunicazioni-sociali.html>. Acesso em: 16 maio 2021. 

PAULO VI. Mensagem para o 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Disponível em: < http://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/messages/communications/documents/hf_p-vi_mes_19670507_i-com-day.html>. Acesso em: 16 maio 2021. 

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.