Em entrevista para o Alvorada em Pauta - PodCast da Rádio Alvorada FM, o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, professor, historiador e responsável pela Rede Lius Agostinianos, fala sobre o Conclave - processo de eleição do novo Papa, que teve início na quarta-feira, dia 7 de maio, no Vaticano.
"Estamos vivendo um momento muito particular no fortalecimento da fé da Igreaja e também do mundo, pois todos os holofotes estão voltados para o Vaticano."
Frei Luiz Antônio explica como ocorre o processo do Conclave, e comenta que neste, há 133 cardeais votantes reunidos na Capela Sistina dando andamento aos ritos, ao juramento de sigilo e à votação. Durante a reunião, que acontece a portas fechadas, o único anúncio feito ao público pela assembleia de cardeais é pela fumaça que sai da chaminé: fumaça preta indica que ainda não há um novo Papa. E a tão esperada fumaça branca, indica que já temos um novo Papa.
Segundo Frei Luiz Antônio, os cardeais deverão seguir o pensamento humanista de Francisco durante o conclave.
Na história da Igreja Católica houve 110 eleições papais como legítimas, o que corresponde a 110 conclaves. O conclave atual, que começa hoje, é o terceiro do século XXI.
Confira aqui: