A Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom Nicolás Castellanos Franco, OSA, ocorrido na quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2025.
Dom Nicolás era bispo emérito de Palencia, na Espanha, e dirigente da Fundação Hombres Nuevos, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Ele dedicou-se a melhorar as condições de vida dos mais desfavorecidos, deixando um legado memorável. Seu testemunho missionário e seu compromisso com o Evangelho, de modo particular a opção peferencial pelos pobres, continuará a ser uma fonte de inspiração. Ele esteve conosco no Brasil em abril de 2019, por ocasião da XIX Assembleia da Organização dos Agostinianos da América Latina (OALA), e outros evento da Ordem de Santo Agostinho na América Latina.
Como missionário na Bolívia, desde janeiro de 1992, promoveu um trabalho importante no campo da educação e do desenvolvimento: a Fundação Hombres Nuevos, que nasceu no bairro Plan Tres Mil, em Santa Cruz de la Sierra, onde 60% da população era pobre e 40% vivia na miséria.
Biografia
Nascido em Mansilla del Páramo (Leon, Espanha) em 1935, Nicolás Castellanos era descendente de uma família humilde. Filho de Severiano Castellanos Castellanos e Ángela Franco Franco. Nicolás era o mais novo, tendo dois irmãos mais velhos, Demetrio e Hermógenes, já falecidos.
Na adolescência, ingressou na Ordem de Santo Agostinho, onde emitiu seus primeiros votos em Palencia, no dia 10 de setembro de 1953. Após concluir seus estudos eclesiásticos no Mosteiro de Santa María de la Vid, em Burgos, licenciou-se em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e obteve um diploma em Espiritualidade pelo Pontifício Instituto Teresianum, também na capital italiana. Foi ordenado sacerdote em 12 de julho de 1959.
Entre 1962 e 1969, exerceu a função de diretor espiritual do Colégio Santo Agostinho de Palencia, onde posteriormente, de 1969 a 1973, atuou como Diretor. Nesse período, também lecionou pedagogia no Instituto de Ciências da Educação de Valladolid e escreveu diversos livros de teologia voltados para a vocação pastoral.
Nicolás Castellanos foi presidente da Confederação Espanhola de Religiosos (Confer) e, de 1973 a 1978, desempenhou o cargo de Provincial dos Agostinianos da Espanha. A partir de 1974, conciliou essa função com a presidência da Federação de Agostinianos da Espanha. Enquanto cumpria seu segundo mandato como provincial, recebeu, em julho de 1978, a nomeação como bispo de Palencia, sendo ordenado no dia 30 de setembro do mesmo ano pelo Núncio apostólico Dom Luigi Dadaglio.
Em comunhão com familiares e amigos de Dom Nicolás, pedimos a Deus que lhe conceda o descanso eterno.
Requiescat in pace.
Carta do Frei Alejandro Moral Antón, OSA, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho: