O Arquivo da Ordem de Santo Agostinho preserva a memória e conta a história dos agostinianos ao longo dos séculos, por meio de documentos, fotografias, pinturas, e diversas formas. Dentre as preciosidades do acervo, está um pergaminho centenário, de 905 anos.
Em entrevista, o Arquivista Geral da Ordem, Frei Andrés Gómez OSA, fala sobre os documentos do acervo e os cuidados necessários para a conservação. Ao todo a Ordem tem quatro pergaminhos centenários e outros 303 documentos com datas variadas, sendo alguns ainda inéditos, que estão sendo estudados.
O pergaminho datado do ano 1119, retrata um pouco dos costumes e da vida comunitária de uma época. Trata-se de um contrato de compra e venda de uma família que decidiu vender parte de uma propriedade. Originalmente, não faz referência aos agostinianos, mas a um monastério beneditino da região de Umbria, na Itália.
Porém, no ano 1440, este convento beneditino foi dedicado aos cuidados dos freis agostinianos do Convento de São Nicolau. Motivo pelo qual, o documento foi incorporado ao Arquivo da Ordem.
Confira a entrevista: