Durante o mês de julho, o Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da nossa Província irá promover um bate-papo com três encontros pelo Instagram @agostinianizar para tratar do Documento Final do Sínodo dos Bispos: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
No primeiro bate-papo aberto, realizado no dia 14, o Frei Tailer Ferreira, OSA, conversou com o jovem Mateus Marques, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Rio de Janeiro, sobre o tema "Ser jovem hoje". Mateus tem 23 anos, estuda Engenharia Elétrica, coordena o grupo de Coroinhas e no grupo de Vicentinos da paróquia.
Para Mateus, os jovens hoje estão muito abertos a questões como a inclusão, a diversidade, a política, opinam sobre diversos assuntos e se engajam em causas coletivas, que visam o bem comum, e têm compromisso e participação social. "A intolerância hoje, não tem vez", disse.
O que é necessário para a Igreja escutar mais os jovens? Pergunta que o Frei Tailer fez para os internautas e que recebeu várias sugestões, como: os jovens são muito responsáveis, é preciso dar mais participação; abrir espaço para que os jovens possam expressar seus sonhos e sentimentos; construir pontes; acolher mais; investir em catequeses para renovar; ir onde os jovens estão. Também disseram que os jovens também precisam ir ao encontro da Igreja, escutar o que ela tem a dizer e participar dessa experiência.
Mateus finalizou dizendo que, olhando sua trajetória pessoal, vê o quanto tem trabalhado, que não é fácil dividir o tempo em tantas atividades: trabalhar, estudar, ter lazer e servir à Igreja, mas que vale muito à pena. "Quero dizer aos jovens que dá sim para ajudar o outro. Com esforço, tenho conseguido fazer alguma diferença no meu contexto, na minha paróquia".
O evento é uma oportunidade de encontro, reflexão e partilha para as juventudes.
Na próxima terça-feira, dia 28, às 20h, o Bate-papo abeto será com o Lucas Fortunato, Agente de Pastoral e Formação Humano Cristã do Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem (MG).