Santa Mônica nasceu em 331 na cidade de Tagaste norte da África, atual Argélia. De família cristã e, contrariamente ao costume de sua época, foi-lhe permitido estudar, o que ela aproveitou para ler e meditar a Sagrada Escritura. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, levando conforto por meio da Palavra de Deus. Sua vida de esposa foi difícil. O marido era muito rude, a maltratava. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.
Teve três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa. Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências.
Forte de ânimo, ardente na fé, firme na esperança, de inteligência brilhante, sensibilíssima às exigências da convivência, assídua na oração e na meditação da Sagrada Escritura, Santa Mônica encarna o modelo de esposa ideal e mãe cristã.
Celebrações:
- Paróquia Cristo Redentor
Av. Menelick de Carvalho, 180 - Flávio Marques Lisboa (Barreiro) - Belo Horizonte/MG
27 de agosto às 19h - Missa de Santa Mônica
Transmissão: https://www.facebook.com/cristoredentorbh
- Paróquia Nossa Senhora das Graças
Rua Capitão Rubens, 55 - Marechal Hermes - Rio de Janeiro (RJ)
Tríduo de Santo Agostinho e Santa Mônica
26 de agosto às 19h - Missa e bênção dos filhos
27 de agosto às 19h - Missa e bênção dos pais e jubileu de 100 anos da Paróquia
28 de agosto às 19h - Missa e bênção das famílias, oração pela vocação religiosa agostiniana
Transmissão: www.facebook.com/nsdasgracas.mh
- Capela Santa Rita - Marechal Hermes - Rio de Janeiro (RJ)
27 de agosto às 19h - Missa em honra de Santa Mônica e de Santo Agostinho
- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia
Rua Barão de Bom Retiro, 909 - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ)
27 de agosto às 19h - Missa de Santa Mônica e Santo Agostinho
Transmissão: www.facebook.com/consolacaoecorreia
Modelo de Esposas e de Mães cristãs. Ó Esposa e Mãe exemplar, Santa Mônica: Tu que experimentaste as alegrias e as dificuldades da vida conjugal; Tu que conseguiste levar à fé teu esposo Patrício, homem de caráter desregrado e irascível; Tu que choraste tanto e oraste dia e noite por teu filho Agostinho e não o abandonaste mesmo quando te enganou e fugiu de ti. Intercede por nós, ó grande Santa, para que saibamos transmitir a fé em nossa família; Para que amemos sempre e realizemos a paz. Ajuda-nos a gerar nossos filhos também à vida da Graça; conforta-nos nos momentos de tristeza e alcança-nos da Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e Mãe nossa, a verdadeira paz e a Vida Feliz. Amém
Santa Mônica, rogai por nós.
Sugestão de artigo: Santa Mônica e o acompanhamento vocacional - Algumas provocações