A cerimônia de premiação da 3ª Maratona Agostiniana de Redação do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Santo Agostinho foi realizada no dia 21 de agosto, com a entrega aos premiados de um livro com uma coletânea de textos que é o resultado da terceira edição de um concurso interno de redação das com a participação das quatro Unidades do Colégio e da Escola Profissionalizante Santo Agostinho - EPSA. O projeto visou incentivar a escrita de textos de excelência acadêmica que discutissem o tema do Mês Agostiniano – “Conviver: caminho para a construção de redes” –, além de despertar, nos estudantes, o interesse por assuntos sensíveis à sociedade.
Foram selecionados 60 textos elaborados por estudantes de diferentes unidades, que atingiram grau de excelência com base na nota obtida no concurso. Com isso, objetivamos mostrar a compreensão de seus autores sobre a temática proposta e o envolvimento de ações individuais e coletivas para a melhoria da vida em sociedade.
O Prior Provincial e responsável pela Rede Lius Agostinianos, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA escreveu no Prefácio da publicação: “Parabenizo a iniciativa da ‘Terceira Maratona Agostiniana de Redação’ e, sobretudo, os nossos jovens escritores, que, com sua criatividade, perspicácia, espírito crítico, análise inteligente e excelente expressão escrita, brindam-nos com estes textos. Encontram-se, assim, nas pegadas do grande Agostinho de Hipona, transmitindo ao nosso tempo e, quem sabe, a tempos futuros, a capacidade de ampliar novos horizontes de compreensão, com o poder da escrita e da palavra. Ao lermos suas produções, eles dialogam conosco, leitores e leitoras, e, juntos, construímos mais um ‘caminho para construção de redes’, sonhamos com novas possibilidades, encontramos pistas para um bem-viver, conviver!”.
A Maratona e a obra publicada foram organizadas em 5 categorias, cada uma com um recorte temático estabelecido pela equipe de organização, sendo:
Categoria 1 (6º ano): conto fantástico
Uma narrativa sobre como a convivência foi fundamental para que três jovens vizinhos, transportados para outra dimensão após ficarem presos em um elevador, conseguissem sair dela a partir do esforço e do trabalho em equipe.
Categoria 2 (7º e 8º anos): conto de aventura
Uma história capaz de narrar como a convivência modificou a primeira impressão de um rapaz sobre uma pesquisadora, com quem foi enviado a uma expedição. Os contos deveriam apresentar o que foi vivenciado por dois jovens que decidiram conhecer uma tribo indígena, cujas lideranças eram mulheres. Os textos deveriam demonstrar o conflito na convivência com as personalidades de diferentes culturas e os aprendizados transmitidos pelas líderes indígenas.
Categoria 3 (9º ano): artigo de opinião
Imaginar-se como um articulista do jornal do Colégio Santo Agostinho convidado a escrever um artigo de opinião sobre o tema “Persistência materna na busca por uma convivência inclusiva para seus filhos com deficiência”. Para isso, deveriam utilizar argumentos convincentes e persuasivos, considerando o impacto positivo da persistência da luta de mães na vida de seus filhos com deficiência, na transformação de políticas públicas e na conscientização social, bem como os problemas vividos por elas nesse processo.
Categoria 4 (1ª e 2ª séries): dissertativo-argumentativo (modelo Enem)
Uma proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos, a partir do tema “A importância da tolerância e da boa convivência escolar como formas de combate ao bullying”. Eum texto a partir do tema “A convivência entre homem e meio ambiente: desafios para conciliar preservação ambiental e desenvolvimento social”. Os estudantes deveriam demonstrar habilidades de seleção, organização e relação entre as ideias para convencer o leitor de seu posicionamento sobre a temática.
Categoria 5 (3ª série): dissertativo-argumentativo (modelo Enem)
Textos dissertativo-argumentativos escritos no modelo Enem, isto é, na modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “A importância da boa convivência e das conexões sociais para a promoção do desenvolvimento harmônico das comunidades”, apresentando uma proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos.
A realização da Maratona de Redação foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades de escrita, expressão e argumentação, além de promover a interação entre as diferentes séries e incentivar a reflexão sobre temas relevantes. Os resultados deste trabalho são importantes, portanto, não só para os professores, mas também para o estudante que, como autor, pretende, por meio de sua escrita, interagir com o leitor a partir de temas correntes em nosso meio social. O material apresenta as redações finalistas, quais sejam, os melhores contos fantásticos, contos de aventura, artigos de opinião e textos dissertativo-argumentativos.
Confira a versão digital da publicação: