No 29 de setembro, os freis Anderson Domingues, Felipe Barbosa, Leandro Carvalho, Maksuel Gomes, Tailer Ferreira e Walter Rocha, da equipe de Animação Vocacional da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil participaram de uma reunião online para estudo do documento final do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que foi realizado em setembro de 2019. O documento traz elementos que orientam a animação vocacional na Igreja no Brasil.
Com o título Vocação e discernimento, o documento está organizado em três partes. A primeira, retoma a caminhada vocacional no Brasil e propõe algumas perguntas fundamentais para o trabalho, como: qual o perfil dos jovens vocacionados e vocacionadas? Conseguimos atingir os jovens? Como está o nosso acompanhamento vocacional?
A segunda parte traz elementos da pedagogia do discernimento vocacional, enfatizando, sobretudo, as diversas sensibilidades necessárias para o acompanhamento e o processo de discernimento vocacional. E a terceira, apresenta uma série de indicações pastorais para a animação vocacional, seja em âmbito paroquial, diocesano, regional ou nacional. Sobre as indicações pastorais, um ponto também muito importante e reforçado pelo documento final é a formação permanente dos animadores vocacionais, por meio de estudos, cursos e da dedicação em melhor acompanhar as vocações.
De acordo com o Frei Tailer Ferreira, OSA, em linhas gerais, a equipe de Animação Vocacional considera que sua caminhada tem sido muito alinhada com o que tem sido proposto pela Igreja no Brasil em termos de animação vocacional, mas ao mesmo tempo reconhece pontos a serem desenvolvidos e melhorados no trabalho da equipe. Dentre eles a dimensão do itinerário vocacional, a dimensão do projeto pessoal de vida, a importância de fomentar a cultura vocacional ainda mais, o envolvimento dos leigos no trabalho de animação vocacional. "São muitos ainda os passos a serem dados nesse trabalho, mas com inquietude, confiança e disponibilidade, seguimos avançando" disse.