O Papa Francisco nomeou o bispo agostiniano Dom Robert Francis Prevost, OSA, membro da Congregação para os Bispos. Atualmente Dom Prevost é bispo de Chiclayo (Peru) e Administrador Apostólico da Diocese de Callao (Peru). É também membro da Congregação para o Clero, funções que continua a exercer.
As atribuições da Congregação para os Bispos são: providenciar tudo o que é necessário para a nomeação dos bispos; desempenhar tarefas relacionadas com a constituição de Igrejas particulares; organizar "visitas ad limina"; realizar o que se refere à celebração de conselhos particulares, bem como à constituição das conferências episcopais. Também tem jurisdição em relação às prelaturas pessoais.
Dom Robert Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois (Estados Unidos). Estudou no Seminário Menor Agostiniano e fez a profissão solene no dia 29 de agosto de 1981. É Bacharelado em Ciências Matemáticas pela Universidade de Villanova e em Teologia pela Catholic Theological Union, em Chicago. Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 e graduou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Angelicum de Roma, em 1987. Junto com a missão agostiniana no Peru, foi Chanceler da Diocese de Chulucanas (1985-1986).
Após 10 anos de ministério ininterrupto no Peru, retornou a Chicago porque em 1998 foi eleito provincial da Província Agostiniana de Chicago.
Entre 2001 e 2013 foi Prior geral da Ordem de Santo Agostinho. De 2012 a 2014, foi Diretor da Formação do Convento de Santo Agostinho em Chicago, Primeiro Conselheiro e Vigário Provincial da Província de Nossa Mãe do Bom Conselho.
Em 3 de novembro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco Administrador Apostólico da Diocese de Chiclayo no Peru, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade episcopal, atribuindo-lhe a Sé titular de Sufar. Recebeu sua ordenação episcopal no dia 12 de dezembro do mesmo ano.
Imagem: https://www.augustinianorder.org