O Parque Estadual Fernão Dias é uma Área de Proteção Ambiental (APA) de 27 mil m² e está situado na divisa entre os municípios de Contagem e Betim. Para a população de Contagem, que viveu seu auge na década de 80, persiste uma memória afetiva em torno desse espaço verde.
No ano de 2017, ao fazerem um estudo relativo a áreas de proteção ambiental, os estudantes do Colégio Santo Agostinho - Contagem ficaram sabendo da existência do Parque e que estava fechado há dez anos. Acompanhados pelos professores, fizeram um levantamento do histórico do Parque e propuseram um mutirão de limpeza. Essa atividade mobilizou a imprensa e a comunidade em torno de ações que deveriam ser feitas para que aquela área pública pudesse novamente ser utilizada pela população.
A reabertura do Parque aconteceu no ano de 2021. Internamente, formou-se uma comissão mista de estudantes e professores que passaram a acompanhar as ações ali realizadas e divulgá-las na escola e na comunidade. Essa comissão se reuniu diversas vezes, constituindo verdadeiro processo formativo para a cidadania.
Em 2022, ao estudar a história da região que contém o Parque, os estudantes descobriram que, originalmente, a área era ocupada pelo povo da etnia Cataguás. Em uma autêntica aula de cidadania e de protagonismo, os estudantes do 7º ano de 2022 se dispuseram a trilhar um longo caminho de entendimento dos meios pelos quais a população poderia solicitar a mudança do nome do parque para fazer memória ao povo Cataguás - símbolo de resistência e luta no século XVII - e aos povos indígenas, guardiões das florestas.
Nesse processo, os estudantes, representados pela comissão mista, buscaram o apoio do Conselho Estadual de Parques, realizaram audiências com os prefeitos de Betim e Contagem e secretarias de Meio Ambiente, receberam moção de apoio da Câmara Municipal de Contagem, organizaram um abaixo-assinado on-line colhendo assinaturas para endossar a proposta. As famílias e amigos se engajaram e eles conseguiram muitos apoiadores. Hoje, esse sonho está prestes a se realizar!
No dia 5 de dezembro de 2023, a petição foi protocolada na Assembleia Legislativa pela deputada estadual Beatriz Cerqueira e, no dia 25 de fevereiro de 2024, tornou-se o Projeto de Lei 1.841/2023. Esse PL será apreciado e votado pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Depois irá a plenário para ser votado em 1º e 2º turno. Se aprovado, irá para o governador sancioná-lo ou vetá-lo.
Qualquer pessoa pode participar e apoiar com assinatura para concluir essa incrível história!
Acesse: bit.ly/parquecataguas.
Clique aqui e assista ao vídeo e compreenda a proposta de nossos estudantes!