O Fórum Agostiniano de Educação foi realizado nos dias 15 e 16 de março, com o tema "Conviver: princípio, meio e fim da pedagogia agostiniana", no teatro do Colégio Santo Agostinho - Unidade Belo Horizonte.
A proposta do encontro foi a de se estabelecer como um valioso espaço de interlocução para mais de 320 educadores agostinianos, inscritos em 12 grupos temáticos, com três eixos de reflexão sobre educação, Olhar para dentro, Olhar para fora e Olhar para o Carisma.
A Equipe do Núcleo de Pastoralidade conduziu o momento de espiritualidade, abrindo o primeiro dia, trazendo-nos Santo Agostinho presente, seu dom para a amizade e a inspiração para a convivência sadia e respeitosa. O Grupo Sarandeiros, formado por estudantes da unidade de Contagem, fez uma apresentação e por meio da arte, saudaram a diversidade, o amor e a compaixão.
A Palestra Magna do Prior Provincial e responsável pela Rede Lius, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, abriu o Fórum na noite da sexta-feira, trazendo à luz a proposta de dar vez e voz a todos os educadores agostinianos, inspirados pela arte do bem viver e do conviver.
No sábado, dia 16, os educadores participaram dos grupos temáticos, reunidos por similaridades de pensamentos e pela partilha de experiências. Os espaços do Colégio Santo Agostinho foram cuidadosamente pensados e organizados para garantir uma experiência gratificante e eficiente para os participantes. Conhecimentos e sentimentos deram o tom a cada tema desenvolvido, enfatizando o melhor de uma educação genuinamente agostiniana.
O encerramento do Fórum aconteceu com todos juntos, em comunhão, reunidos em uma Grande Aldeia, convergência e culminância de um verdadeiro “projeto de vida comum”.
Diversos trabalhos de colaboradores foram entregues e já estão selecionados para integrar uma publicação, com edição prevista para o 2º semestre de 2024.
Clique aqui e saiba mais sobre o Fórum.