Religioso agostiniano e subsecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Luís Marin de San Martin, OSA, lança o livro "Falo ao Coração" Autobiografia de São João XXIII, na Espanha, com a presença do Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, e por Eva Fernández, presidente da Ação Católica.
Dom Luis Marín de San Martín é especialista na figura e no pensamento de São João XXIII, sobre quem escreveu vários livros, artigos e publicações de caráter histórico.
“Espero que as palavras deste homem de Deus que foi Ângelo Giuseppe Roncalli, Papa São João XXIII, cheguem diretamente ao coração e, como a semente que cai em terra boa, dêem frutos abundantes”, afirma o autor na introdução ao o livro.
Dom Luis Marín começou a sua intervenção sublinhando que não há pessoa mais revolucionária do que um cristão que leva a sério a sua fé e trabalha em conformidade. "Isto é um santo. E isto foi João XXIII”, resumiu Luis Marín no início do seu discurso. Também explicou que o segredo do sucesso do Papa conciliar foi “buscar, viver e testemunhar sempre a vontade de Deus”.
Durante a apresentação do livro, que contou com a presença de familiares e amigos, tanto Dom Luis Marín, como o Cardeal Grech e Eva Fernández destacaram a marca que o pontificado de João XXIII deixou na história da Igreja e apontaram destaca que a sua figura é extremamente atual no contexto do processo de renovação profunda que a Igreja está a viver. "Ele, que iniciou com o Concílio Vaticano II um processo de reforma e revitalização, na fidelidade ao depósito da fé e no diálogo com o mundo contemporâneo - pode ler no livro -, fala-nos de humildade, obediência, disponibilidade , coragem, paciência e caridade. O seu exemplo convida-nos a cumprir sempre e totalmente a vontade de Deus."
A Paróquia de San Manuel e San Benito, em Madrid, acolheu a apresentação do livro, na qual foram lidas algumas palavras do Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral, OSA, e também participou o Prior Provincial, Padre Domingo Amigo e Padre Rafael Espino, SSP, diretor editorial de San Pablo. O evento foi moderado pelo Secretário da Inspetoria San Juan de Sahagún, Padre Carlos Alonso.
"Não há nada mais revolucionário do que um cristão que vive a sua fé".
João XXIII é santo porque quis ser bom".
Sinopse do livro
Sem dúvida, o breve pontificado de João XXIII deixou, uma marca indelével na história da Igreja. No processo de profunda renovação que vivemos atualmente a sua figura é extremamente atual. Ele, que soube iniciar, com o Concílio Vaticano II, um processo de reforma e revitalização, na fidelidade na fé e no diálogo com o mundo contemporâneo, fala-nos de humildade, obediência, disponibilidade, coragem, paciência e caridade. O seu exemplo convida-nos a cumprir sempre e totalmente a vontade de Deus e nele encontramos um companheiro de caminho, que nos encoraja, ajuda e conforta. Partindo das suas próprias palavras, este livro é, mais do que uma biografia ou um resumo do seu pensamento, uma homenagem à sua memória e também um guia seguro que nos ajuda a caminhar juntos, com passo firme, neste tempo de esperança.
Assista aqui: