O versículo: "Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)", da Carta aos Efésios é a inspiração do Mês da Bíblia 2023. Este Texto-Base procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade.
Celebrado no Brasil em setembro, o Mês da Bíblia é um tempo oportuno para estudar e ampliar os conhecimentos acerca das Sagradas Escrituras.
Formação Bíblica
A Paróquia Cristo Redentor, de Belo Horizonte, realiza a Formação Bíblica, de 18 a 22 de setembro. Inscrições: https://forms.gle/xYaNsbgZz2dAVDz76
Origem
O Mês da Bíblia começou a ser celebrado em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte/MG. A data remete à Festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. Foi ele quem traduziu os textos bíblicos originais – do hebraico e do grego para o latim.
Promovido pelo Serviço de Animação Bíblica - Paulinas (SAB), o Mês da Bíblia ganhou alcance nacional, sendo incorporado ao calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Assim, a cada mês de setembro, a Igreja no Brasil intensifica ainda mais as ações que buscam aproximar os fiéis da Palavra de Deus, por meio de subsídios, formações e outras iniciativas que objetivam aprofundar o dialogo criativo entre a Palavra, as comunidades e as pessoas.
Sobre a Carta
A Carta aos Efésios, escrita pelo apóstolo Paulo, é uma carta circular dirigida aos cristãos da Ásia menor (hoje Turquia), província romana que tinha Éfeso como capital. Seu conteúdo é uma homilia, destinada a um público mais amplo. A primeira parte da Carta aos Efésios é marcada pelo louvor a Deus. A segunda parte, mais prática, chama os fiéis a vencer o “homem velho”, presa do pecado, e a realizar uma vida nova, iluminada por Cristo. Esta vida nova se efetiva, em primeiro lugar, na família e no matrimônio.