No dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra o 27º Dia Mundial da Vida Consagrada, instituído por São João Paulo II, como um convite para nos dedicarmos às orações pelas vocações e agradecer ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em missão nos mais diversos lugares, a partir do trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos pobres e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo.
Nesta data, todos os consagrados renovam seu compromisso de ser “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa Francisco para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro”.
Na mensagem para Dia Mundial da Vida Consagrada, o Cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, explica que, para viver a missão “à maneira de Deus, como vida consagrada”, é necessário o “sopro do Espírito, que oxigena a consagração, que alarga a tenda”.
“A missão alarga o espaço de nossa tenda e ensina-nos a crescer em sincera harmonia, fortalecendo os nossos laços, caminhando juntos, com a solicitude de Maria e com a sua profunda alegria”, escreve o Dom João Braz.
O Cardeal também destaca que "a missão leva-nos à plenitude da nossa vocação cristã, dá-nos a oportunidade de retornar ao estilo de Deus que ‘é proximidade, compaixão e ternura’ que se expressa em palavras, em presença, em laços de amizade. Não podemos nos separar da vida”.
Na ausência do Papa Francisco, em viagem apostólica entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, o Cardeal Dom João Braz de Aviz vai presidir à Eucaristia da Jornada da Vida Consagrada, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, às 18h (local), após a recitação do Rosário, que começa às 17h15.