Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
Cabeçalho dezembro22
Capa assembleia(2)
5ª ASSEMBLEIA PROVINCIAL
Momento especial de convivência, partilha e reflexão sobre temas importantes
para a vida da nossa Província.  
CONFIRA
Reflexão_dezembro
>>> REFLEXÃO
NATAL: TEMPO DE DAR UM PRESENTE ESPECIAL
Natal é um tempo de lembrança: lembrar que Deus não nos esqueceu; lembrar de quem já esquecemos. É tempo de presentear: mais que um presente material, é cada um de nós ser presente. Jesus é o nosso mais belo presente de Natal!

* Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
ASSISTA O VÍDEO
Fala_Agostinho_Dezembro
>>> FALA AGOSTINHO
DEUS ASSUME A NOSSA HUMANIDADE
Deus se faz homem, para que o homem assuma a plenitude da sua própria humanidade. E, a partir disso, assuma a sua vida com os seus desafios e suas possibilidades de crescimento ao longo de um novo ciclo que se inicia. Não é momento de parar, avancemos sempre! 
 
* Artigo do Frei Arthur Vianna, OSA
LEIA AQUI
NOTICIASEMDESTAQUE_INQUIETUDE_V3
2
RENOVAÇÃO DE VOTOS
Em uma Celebração Eucarística na comunidade São Francisco - Paróquia São Pedro, em Fortaleza/CE, os freis Eduardo José de Oliveira e José Flávio Cassiano dos Santos, fizeram a renovação dos votos de castidade, pobreza e obediência, na Ordem de Santo Agostinho.  
CONFIRA
1
MISSA DE FORMATURA
A Missa em ação de graças pela formatura dos cursos de Filosofia e Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), foi presidida pelo  Reitor da instutuição, Frei João Ferreira Júnior, OFMCap, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte/MG. 
LEIA MAIS
Capa (260 × 146 px) (1)
NOVENA DE NATAL  
Em Bragança Paulista/SP, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Área Pastoral São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rezaram a Novena com as famílias. Os grupos se reuniram diariamente nas casas da Vila Aparecida e nas igrejas.  
 
SAIBA MAIS
12
PROJETOS DE VIDA AGOSTINIANOS
Dentro do pilar “Serviço à humanidade”, do programa “Projetos de Vida Agostinianos, os estudantes realizaram um lindo trabalho de sensibilização, entrega, conhecimento do outro e das necessidades da sociedade em que vivem. 
ASSISTA AQUI
6
ENCERRAMENTO DO SEMESTRE  FORMATIVO 
A celebração na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, marcou o encerramento do segundo semestre formativo de 2022. Nesta Missa, os Pré-noviços Allison Pereira, José Henrique Morais e Johnata Alves, receberam a cruz com o símbolo agostiniano, que antecede a entrada no Noviciado. 
LEIA AQUI
Capa (260 × 146 px) (4)
OPORTUNIDADES DE TRABALHO
A EPSA - Escola Profissionalizante Santo Agostinho, comemora uma grande conquista: a inserção de mais de 100 estudantes no mercado de trabalho em 2022. Foram 69% dos alunos do curso Técnico em Administração, 67% do  Técnico em Informática e 36% dos estudantes do curso Técnico em Eletromecânica.  Essa marca inédita,  fortalece o nosso propósito de transformar vidas por meio da educação. 
CONFIRA
7
3º ANO VOCACIONAL DO BRASIL
Na abertura oficial do 3º Ano Vocacional do Brasil, em nossa Província, nosso Prior Provincial destacou a importância de "Sermos a própria presença de Cristo junto às pessoas com quem nos encontrarmos", para vinvenciarmos com intensidade esse tempo fecundo e tão importante.
CONFIRA
11
CHRISTO CONNECT - BH 
Jovens participaram do Christo Connect na Paróquia Cristo Redentor, de Belo Horizonte/MG. Um evento animado, com partilhas e vivências que  proporcionaram expressarem seus sentimentos e suas experiências, construindo vínculos e consolidando a prática da amizade agostiniana.
LEIA MAIS
Capa (260 × 146 px) (2)
NATAL SOLIDÁRIO
Tradição da Paróquia Nossa Senhora das Graças, o Natal Solidário reuniu crianças e famílias das comunidades de Marechal Hermes, Rio de Janeiro/RJ, em um momento fraterni e muito especial com oração,  distribuição de brinquedos e lanches.
 
SAIBA MAIS
Natal e Ano Novo(260 × 146 px)
CELEBRE CONOSCO
Nossas paróquias estão com uma programação especial para celebrar com fé e alegria o Natal - o nascimento de Jesus,  e a chegada do Ano Novo, com a  Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, e o Dia Mundial da Paz. 
CONFIRA
8
MUTIRÃO DA ESPERANÇA
Voluntários da Capela Santa Rita, do Rio de Janeiro/RJ, promoveram uma ação de Natal com 200 crianças e suas famílias. No evento, encenaram um Auto de Natal contando a história do nascimento de Jesus, distribuiram lanches, roupas e brinquedos. Para o Grupo Direção Jovem, "o brilho no olhar de cada criança era inexplicável." 
LEIA AQUI
Natal e Ano Novo em nossas paróquias (800 × 600 px
O NOVO TEMPO JÁ CHEGOU

E eu digo: esse tempo já chegou.
Frágil como o amanhecer sereno numa aldeia indígena. 
Tão leve como o voo das borboletas nas tardes do sertão.
Atentos aos sinais é preciso percebermos  a esperança na terra tão ferida!

É agora o tempo da alegria!
NELE a nossa PAZ!
 
*Poema do Frei Paulo Gabriel Lópes Blanco, OSA
LEIA AQUI

>>> LAICATO:
 
PROVOCAÇÃO4 (1)
Pro-vocações_Tailer
LEIA AQUI
artigos
>>>THEOS
DIALÉTICA DE CONSTRASTES: O NATAL NA PERSPECTIVA AGOSTINIANA 

 
O Natal agostiniano é a “esfera do paradoxo, como todo o mistério de Cristo, que é mistério de luz e de sombras, de cumes inacessíveis e manjedouras humildes. As coisas mais opostas se unem em sua pessoa: o alto e o baixo, o luminoso e o escuro, o feliz e o infeliz, o régio e o servil, o rico e o pobre, o glorioso e o vil". E a apresentação desse feliz paradoxo, ou dessa dialética de contrates, fica evidente na forma como Agostinho expõe o maravilhoso evento da Encarnação.   

Frei Jeferson Felipe Cruz , OSA
Theos dezembro (260 × 320 px)
SAIBA MAIS
História
Ratisbona  (260 × 320 px)
O Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, realizado em 1290, oficializou as Constituições de Ratisbona como primeira normativa da Ordem. Os manuscritos das atualizações e o exemplar original estão no arquivo da Cúria Geral.  A Ordem de Santo Agostinho, assim como outras congregações religiosas, tem seu código para regular a vida do grupo religioso. São as Constituições que trazem a identidade e as normas fundamentais do governo, bem como os requisitos para a incorporação e formação de seus religiosos, juntamente com seus direitos e deveres.
 
O Frei Miguel Orcasitas, ex-prior geral da Ordem e doutor em história da Igreja, nos conta momentos importantes desta historia desde o sécilo XIII aos dias atuais.
CONFIRA
DICASDELEITURA_INQUIETUDE_V3
JANELAS ABERTAS: FÉ CRISTÃ E ECOLOGIA NTEGRAL
Autor: Afonso Murad | Editora Paulinas

Este livro é um espaço para ver, ouvir, pensar e sentir a Casa Comum. Uma reflexão teológica e pastoral em vista de novas atitudes, espiritualidade e práticas ecológicas, em que o autor desenvolve temas atuais de ecoteologia e convida o leitor a abrir novas janelas em sua existência. Mais do que um texto acadêmico, é um exercício de pensar com emoção, desvendar conexões, deixar transparecer em conceitos e imagens os frutos da experiência existencial e das convicções. Uma forma de reverenciar da beleza de Deus e de suas criaturas e estimular a ampliação das consciências.   
Dica leitura dezembro (260 × 320 px)
aniversarios-dez 22


>>>ANIVERSARIANTES

JANEIRO:

10 - Álefe Lucas Vieira Oliveira
11 - Leandro Santos de Carvalho
23 - Paulo Fernando Massolini

 




SANTOS DO MÊS DE JANEIRO
 
03 - São Fulgêncio de Ruspe
23 - Beata Josefa Maria de Benigánim

 
SANTOS_v2
REZE CONOSCO
RODAPE_INQUIETUDE_V2