Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
Cabeçalho outubro
EVAN2022
Encontro Vocacional Agostiniano Nacional:"Viver em comunidade é a nossa missão!"
O EVAN foi uma oportunidade especial de convivência, reflexão, discernimento e partilha para jovens que realizaram o Itinerário Vocacional conosco em 2022.
CLIQUE E CONFIRA
Reflexão-outubro
>>> REFLEXÃO
A MIOPIA MANIQUEÍSTA EM NOSSO PAÍS
A “mentalidade maniqueísta”, que separa o mundo entre bem e mal, bons e maus, está muito presente nos tempos atuais. Em época de tanta miopia, estupidez, falta de senso crítico e obtusidade mental, muito bem pode fazer um aprofundamento na espiritualidade pensante de Santo Agostinho que, como um grande luminar, pode ajudar a espantar a escuridão de nossa sociedade.

*Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
LEIA AQUI
Fala agostinho-outubro
>>> FALA AGOSTINHO
EM BUSCA DE ALGO
Constantemente, estamos em busca de algo. Essa verdade nos move pela vida e nos faz cada vez mais inquietos. Na verdade, o desejo da caminhada nos define como pessoas e nos faz cada vez mais próximos do encontro com o mais profundo de nós mesmos e com Deus. Como nos recorda Santo Agostinho:

“Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.” (Sermão 23, 3)
 

*Frei Arthur Vianna, OSA
LEIA AQUI
NOTICIASEMDESTAQUE_INQUIETUDE_V3
Laicato Chile
ENCONTRO DE COORDENADORES DA FRATERNIDADE LEIGA 
Religiosos, leigos e leigas participaram do primeiro  Encontro de Coordenadores da Fraternidade Agostiniana Leiga da América Latina, realizado em Santiago, no Chile, de 24 a 29 de outubro, com o tema Agostinianos Caminhando Juntos.  
CONFIRA
Sarau 2022
SARAU LITERÁRIO
Os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, inspirou o Sarau Literário realizado na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova. Formandos, aspirantes e pré-noviços do 1º e do 2º ano de formação, compartilharam suas leituras de clássicos da literatura brasileira e de obras clássicas da literatura latino-americana.
SAIBA MAIS
visitas (2)
CERCA DE 12 MIL QUILÔMETROS PELAS VOCAÇÕES 
Jovens vocacionados e seus familiares em sete cidades de diferentes regiões do Brasil, receberam a visita do Frei Tailer Ferreira, entre 5 de setembro e 10 de outubro. Foram cerca de 12 mil quilômetros percorridos. As visitas fazem parte do Itinerário Vocacional.  
CLIQUE AQUI
DNJ RIO
DNJ RIO DE JANEIRO/RJ
"Não conseguimos explicar em palavras o que vivenciamos, apenas que Deus estava verdadeiramente ali e saímos com o coração ainda mais inquieto!", disse Stephany Bahia, do Grupo Direção Jovem, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Marechal Hermes,  que representou nossa Província no evento. 
LEIA MAIS
CVA
VOCAÇÃO E VIDA COMUNITÁRIA
No Círculo Vocacional Agostiniano (CVA), do mês de outubro, os participantes dialogaram sobre o tema "Vocação e vida comunitária".  A próxima e última edição do CVA deste ano está prevista para o dia 27 de novembro, quando será refletido o tema Vocação e apostolado. 
 
CONFIRA
FAL BH (260 × 146 px)
A SERVIÇO DA IGREJA 
Integrantes do Núcleo Nossa Senhora da Consolação da Fraternidade Agostiniana Leiga, de Belo Horizonte/MG, refletiram na reunião de outubro,  sobre o tema “Todos estamos a serviço da Igreja”. Uma continuidade da temática proposta para 2022 - Ano do Serviço a Igreja e a Humanidade. 
SAIBA MAIS
EPSA
ESTUDE NA EPSA
Inscrições abertas a partir de 1º de novembro para os cursos gratuitos da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA). Serão oferecidas cerca de  100 bolsas de estudos para os cursos técnicos e mais de 70 vagas para os cursos profissionalizantes. A escola também oferece uniforme, material didático e lanche.
INSCREVA-SE
Santo Tomas (260 × 146 px) (1)
TRABALHOS ACADÊMICOS
Durante o Simpósio foram apresentados seis trabalhos acadêmicos dos formandos de Filosofia e Teologia, e uma conferência magna sobre parte da tese de doutorado do Frei Luiz Antônio Pinheiro, com o tema "O desafio da era tecnológica: novas subjetivações". 
CONFIRA
Retiro Ilali
PROJETO DE VIDA 
Com o tema Itinerário vocacional: o seguimento de Jesus Cristo, caminhos possíveis e eleição de vida,  formandos participaram do retiro que concluiu o ciclo de oficinas sobre Projeto de Vida realizadas ao longo do ano de 2022. O encontro foi realizado no Ilali - Centro Agostiniano de Ecologia Integral, em Mário Campos/MG.
SAIBA MAIS
jubileu santa rita (260 × 146 px)
JUBILEU DE OURO
Uma Missa presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Ocist, reuniu a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, em uma ocasião especial de agradecimento, alegria e comemoração pelos 50 anos da Capela Santa Rita de Cássia.  
CLIQUE AQUI
DNJ fortaleza
DNJ EM FORTALEZA/CEARÁ 
A Paróquia São Pedro, de Barra do Ceará acolheu cerca de 120 jovens, de cinco paróquias da Região Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de Fortaleza, para a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano o evento teve como tema "E o verbo se fez carne" (JO 1,14).
LEIA MAIS
Animação Juvenil
ANIMAÇÃO JUVENIL
A Equipe de Animação Juvenil refletiu sobre o Mês Missionário e avaliou os encontros do Projeto Anima, a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) e as perspectivas para o Mutirão da Esperança que, de 13/11 a 05/12, será uma grande rede de ação voluntária e social dos jovens da nossa Província. 
CONFIRA
FAL BH (260 × 146 px) (1)
DIA DE FINADOS - 2 DE NOVEMBRO 
No Dia de Finados celebramos a memória de todos aqueles que partiram. Um dia de saudade, de lembranças afetivas e de oração. Confira a programação de nossas paróquias. "Como a alma é a vida do corpo, assim Deus é a vida da alma." (Santo Agostinho, Sermão 273,1).  
CLIQUE AQUI
Ordenação Thales
CONVITE
A Ordenação Presbiteral do  Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA, será no dia 5 de novembro, às 10h. Dom Eudes Campos do Nascimento, bispo de São João del-Rei, presidirá a celebração em Andrelândia/MG, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.
PARTICIPE
SAIBA MAIS:
 
PROVOCAÇÃO4 (1)
Pro-vocações_Tailer
LEIA AQUI
artigos
>>> Theos
DE PROGRAMAS A PARADIGMAS: A URGENTE CONVERSÃO DA CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA

Por melhores que sejam os programas e atividades, a missão não pode se resumir a eles. Deve tornar-se, como disse o Papa, o paradigma e forma ordinária da Igreja. Isso supõe converter o que entendemos por missão e por ser missionário. Ora, ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (EG, n. 27). A Igreja, então, ou é missionária ou não é. Esse é o seu paradigma. 

* Frei Jeferson Felipe Gomes da Silva Cruz, OSA
Theos outubro (260 × 340 px)
LEIA AQUI
História
200 anos rosario

200 ANOS DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS      

Desde o século XVIII, a celebração religiosa dos devotos da Virgem do Rosário, é símbolo de resistência de um povo que se orgulha em preservar a fé, a religiosidade, a cultura e os costumes. São 200 anos de uma rica história.
Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a festa, organizada pela Paróquia Santa Cruz e pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário,  movimenta o Vale do Jequitinhonha. Neste ano, a celebração foi de 30 de setembro a 14 de outubro. 

LEIA AQUI
DICASDELEITURA_INQUIETUDE_V3
A VIDA DO ESPÍRITO - DEUS FALA AO CORAÇÃO DO HOMEM 
Autor: Jorge Mario Bergoglio
(Papa Francisco) | 
Edições Loyola
 
A publicação traz, de forma ampliada, as homilias e discursos espirituais do Papa Francisco sobre a temática do "coração" e da vida segundo o Espírito na Igreja. Um verdadeiro "manual teológico-espiritual" da verdade trinitária inscrita no coração do ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus. Preciosa contribuição para a vida espiritual de fiéis, pessoas consagradas, ministros ordenados, a fim de que estejam abertos e sejam guiados pela voz do Espírito não só a curar a dureza do coração, mas também a ter a capacidade para compreender os sinais que a Divina Providência nos apresenta todos os dias. 
LANÇAMENTO (1)
aniversarios-out (280 × 320 px)


>>>ANIVERSARIANTES


NOVEMBRO: 

05 - Frei Arthur Vianna Ferreira

15 - Frei Pablo Gabriel López Blanco
 
15 - Frei Caio Filipe de Lima Pereira

 
24 - Frei Davidson Bertuce de Carvalho


 

NOVEMBRO

05 - Beato Mariano de La Mata
06 - Celebração dos Membros Falecidos da Ordem
07 - Beato Graça de Cátaro
08 - Beato Manuel Formigo Giráldez
08 - Beato Avelino Rodríguez Alonso e companheiros mártires
13 - Todos os Santos da Ordem
29 - Beato Frederico de Ratisbona

 
 
Sem nome (180 x 170 px)
REZE CONOSCO
RODAPE_INQUIETUDE_V2