Na última edição da Live Inquieta do ano, tivemos a participação especial do Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que em um bate-papo descontraído com o Frei Tailer Ferreira, OSA, falou sobre o ano de 2020, que apesar de tantos desafios também nos deixa aprendizados, descobertas e grandes lições.
Frei Luiz ressaltou que este tem sido um ano atípico, que ficará marcado por acontecimentos de proporção mundial. Mas que também é um ano de aprendizado e de aprendizagem, em que aprendemos a organizar a nossa vida de outra maneira. Um ano de aprendizagem contínua, de muitos desafios e lições. "Como cristãos, precisamos sempre ver os aspectos positivos da presença de Deus e os sinais d'Ele em nossas vidas. Um ano especial de muita escuta, principalmente daquilo que é o essencial que é a Palavra de Deus. E o que Ele quer nos dizer."
Lembrou também que esta pandemia potencializou e mostrou como nunca a exclusão e a desigualdade. Mas que também despertou a solidariedade por meio de inúmeras ações em favor das pessoas necessitadas. Ações muitas vezes silenciosas, sem divulgação na mídia, mas que chegaram ao coração das periferias, dos abandonados de toda sorte, porque "onde Deus está presente, em qualquer circunstância o amor vai estar sempre presente. É necessário a gente alargar o coração para ter uma capacidade maior de amor. Pois amar sem medida é isso: amar em todas as circunstâncias".
Também falou sobre a missão evangelizadora da Igreja, sobre os desafios de levar a Palavra de Deus até os lares, de ajudar a construir a Igreja doméstica, pois "o cristão não desanima diante das dificuldades, ele vai além...". Disse ainda que "a Igreja não é o lugar, a Igreja somos nós". E falou sobre a beleza de redescobrirmos o valor de rezarmos juntos, em casa.
Em um jogo de palavras, falou o que pensa sobre diversos assuntos:
2020 - Um ano atípico
Vida religiosa - sempre um compromisso de seguir jesus
Santo Agostinho - Um grande inspirador para todos os tempos
Agostinianos - pessoas novas para tempos novos
Juventudes - A nossa grande esperança
Vocação - O chamado de Deus que toca o coração de cada um de nós
Formação - sempre um desafio
Pandemia - Um grande aprendizado
Igreja - sempre em saída
Educação - reinventar-se sempre
Redes sociais - uma grande oportunidade
Papa Francisco - A maior liderança do mundo atual
Brasil - uma incógnita
Fortaleza - um grande passo que vamos dar
Luiz - Um homem inquieto
2021 - Um ano novo, abençoado
No encerramento pediu a proteção de Nossa senhora da Consolação e Correia para todos, rezando uma Ave Maria.