No caminho da sinodalidade e no contexto de uma Igreja servidora, sempre em saída, atenta aos inúmeros desafios, nossas paróquias e obras sociais articulam diversas iniciativas que testemunham um Evangelho vivo e participativo, em uma ação missionária que ultrapassa fronteiras.
Ações que transformam vidas e que vem sendo intensificadas desde o início da pandemia de coronavírus, em 2019, com solidariedade e cuidado com as pessoas que mais sofrem as consequências da grave crise sanitária, como as situações de insegurança alimentar e de vulnerabilidade social. Com o apoio de voluntários e das comunidades, toneladas de alimentos e materiais de higiene vem sendo distribuídos.
Pelas mídias sociais, já foram realizadas inúmeras horas de transmissões para levar a evangelização até as famílias, contribuindo para que cada lar seja uma Igreja Doméstica - lugar privilegiado de encontro com Cristo.
Centenas de crianças, jovens e adultos recebem gratuitamente em nossas obras sociais (Aiacom, Esa e Epsa), educação de qualidade, alimentação, uniforme, material escolar e todo o apoio necessário para terem oportunidades e qualidade de vida. É a educação que transforma vidas!
Os desafios desses tempos de restrições e distanciamentos necessários, transforma-se em impulso para uma ação missionária ainda mais forte e efetiva, que contribui para sermos uma “Província sempre em saída", em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará.
"A Província da Consolação se dispõe assim, de acordo com o espírito que a impulsiona desde sua criação, a ser sempre uma “Província em saída”. Dois são os campos missionários de fronteira de nossa Província: a Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, na Região Amazônica, e Chapada do Norte, em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha. Carinhosa saudação aos nossos Freis e suas equipes missionárias. Juntos vivamos a sinodalidade da Igreja com jeito agostiniano de caminhar." (trecho do artigo do Frei Luiz Antônio Pinheiro - Mês Missionário em ritmo sinodal)