Notícias

03
fev/22

Tradição: festejos religiosos em comunidades quilombolas de Chapada do Norte

Imagem
Imagem

A Comunidade Quilombola Córrego da Tolda e o Quilombo dos Poções celebraram no mês de janeiro a Festa de Nossa Senhora Aparecida, como uma forma de manterem viva a tradição.

No Vale do Jequitinhonha, várias famílias migram para outras cidades e estados, durante o ano, em busca de trabalho em lavouras de café, cana de açúcar, e outras atividades. Por isso, as comunidades têm um calendário próprio e concentram as festas religiosas dos padroeiros nos meses de dezembro e janeiro, para que todos possam participar.

O cortejo da festa sai das comunidades para as celebrações nas igrejas e é sempre animado com música, oração e cantoria. Na Igreja Nossa Senhora Aparecida - Comunidade da Paróquia Santa Cruz, em Chapada do Norte (MG), o Frei Paulo Gabriel presidiu a Celebração Eucarística em homenagem à padroeira.

Os Quilombos fazem parte da história e da rica cultura do Vale do Jequitinhonha. Preserva a forte manifestação religiosa, presente tanto nos cânticos quanto nas danças.

Paróquia Santa Cruz
Praça Padre José Maria Sacramento, S/Nº - Centro - Chapada do Norte (MG)
Fone: (33) 3739-1133
@paroquiasantacruzdechapada

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.