Notícias

29
set/20

Tempo da Criação: oração e ação pela Casa Comum

Imagem
Imagem
http://bh.santoagostinho.com.br

Celebrado entre os dias 1 de setembro e 4 de outubro - dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia -, o Tempo da Criação é um convite do Papa Francisco para que os cristãos de todo o mundo a se unirem em ações e orações pela proteção da criação de Deus.  A iniciativa visa chamar atenção para o futuro do planeta e as possibilidades de cada pessoa, em família, na comunidades e em seus grupos, cuidar melhor da Terra.

Um tempo para renovar a nossa relação com o Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso conjunto. 

- Clique aqui e veja o roteiro para o Momento de Oração Ecumênico para o Tempo da Criação 


Oração pelo Tempo da Criação 

Criador da vida,

À vossa palavra a terra produziu plantas, contendo sementes e árvores de todos os tipos que produzem frutos. Os rios, as montanhas, os minerais, os mares e as florestas sustentaram a vida. Todos os olhos se voltaram para Vós, para satisfazerdes as necessidades de todos os seres vivos. E ao longo do tempo a terra sustentou a vida. Ao longo dos ciclos planetários dos dias e estações, de renovação e crescimento, abris a Vossa mão para dar às criaturas o alimento no momento devido.

Na Vossa sabedoria nos concedestes o shabat; um tempo abençoado para o descanso na gratidão por tudo o que nos destes; um tempo para nos livrarmos do consumo viciante; um tempo para permitir que a terra e todas as criaturas descansem do peso da produção. Mas ultimamente a nossa vida força o planeta para além dos seus limites. As nossas exigências de crescimento e o nosso ciclo de produção e consumo sem fim estão a exaurir o nosso mundo. As florestas estão a ser destruídas, o solo a erodir, os campos a morrer, os desertos a aumentar, os mares a acidificar e as tempestades a crescer. Não temos permitido que as terras guardem o seu shabat, e a terra está a lutar para ser renovada.

Durante este Tempo da Criação pedimos que nos deis coragem para guardar o shabat do nosso planeta. Fortalecei-nos com a fé para acreditarmos na Vossa providência. Inspirai-nos a com a criatividade para compartilharmos aquilo que recebemos. Ensinai-nos a satisfazer-nos com aquilo que é suficiente. E enquanto proclamamos um Jubileu pela terra, enviai o Vosso Espírito a renovar a face da criação.

Nós Vo-lo pedimos em nome de Jesus Cristo que veio proclamar a boa-nova para toda a criação. Amém.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.