O Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia, da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), refletiu sobre o tema "Rezar com os Santos e pecadores" no encontro do dia 19 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte/MG.
Este é o tema do volume 4 da Coleção "Cadernos sobre a Oração" - Subsídio do Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco, em preparação para Jubileu Ordinário de 2025.
Referindo-se a Santa Mônica como modelo exemplar de oração e de intercessão, Frei Eberson Dionisio Naves, OSA, Coordenador da Comissão das Fraternidades Agostinianas Leigas (FAL), Associações e Grupos Agostinianos, da nossa Província, falou sobre a importância da oração como um caminho para nos conectar a Deus. Contextualizou a vida de Santa Mônica, seu exemplo e testemunho de disciplina na fé, de esperança e de confiança em Deus. Ela foi uma grande intercessora, rezando por sua família e principalmente pela conversão de seu filho Agostinho. E destacou aspectos inspiradores de Santa Mônica e sua vida de oração:
1 - Entregar-se a Deus, confirar e jamais perder a esperança
2 - Agir com fortaleza e serenidade diante das diversas situações da vida
3 - Alcançar a maturidade da fé, rezando por todos, e não somente para nós mesmos, pois a vida cristã é uma experiência comunitária.
Subsídio
O quarto volume da Coleção "Cadernos sobre a Oração", é de autoria do padre dominicano irlandês, poeta, escritor e professor Paul Murray, OP. Neste livro os escritos de santos celebrados na Tradição espiritual sobre oração e meditação são explorados. O objetivo é descobrir que tipo de ajuda os grandes santos podem oferecer àqueles de nós que desejam progredir na vida de oração, mas que, constantemente, veem-se desviados de seu propósito, com seus esforços minados, em especial pela fraqueza humana.
A FAL - Fraternidade Agostiniana Leiga é formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana. Está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha.
Clique aqui e saiba mais sobre o Laicato Agostiniano.