Notícias

06
jul/21

Somos uma escola que educa evangelizando e evangeliza educando

Imagem
Imagem

O Comitê de Ação Social e Pastoral da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), organizou um momento rico de reflexão e formação, no dia 24 de junho,  com o tema Escola em Pastoral: o que é e qual o meu papel?  As palestras foram  ministradas pelo professor Leonardo Borba, em três horários, com a participação de toda a comunidade agostiniana da nossa Província.

Oportunidade para conhecer, refletir e construir juntos uma Escola em Pastoral, onde todos somos coparticipantes, corresponsáveis e sujeitos da evangelização. A compreensão desse conceito é a base para que nossos centros educativos sejam, cada vez mais, uma escola que educa evangelizando e evangeliza educando.

A escola confessional católica, enquanto Escola em Pastoral, forma o indivíduo como um todo, para a vida, com valores e princípios do Evangelho. "A Escola em Pastoral não diz respeito somente à imbricação entre o pedagógico e o pastoral, mas a um novo modo de pensar, agir e ser de toda a escola", ressaltou Leonardo Borba, no sentido de que cada um na instituição, dentro de suas atribuições, faz parte deste processo como educadores e evangelizadores.

"Para sermos uma escola em pastoral precisamos desconstruir, ressignificar e aperfeiçoar. Nossos alunos precisam sair das nossas escolas tendo encontrado o gosto pela vida. Despertar em nossos estudantes o sentido da existência é o desafio dos nossos educadores docentes e administrativos".

O Documento de Aparecida, divulgado a partir da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (CELAM), de 2007, faz um convite às escolas católicas:

337. A Escola católica é chamada a uma profunda renovação. Devemos resgatar a identidade católica de nossos centros educativos por meio de um impulso missionário corajoso e audaz, de modo que chegue a ser uma opção profética plasmada em uma pastoral da educação participativa. Tais projetos devem promover a formação integral da pessoa, tendo seu fundamento em Cristo, com identidade eclesial e cultural, e com excelência acadêmica. Além disso, há de gerar solidariedade e caridade para com os mais pobres. O acompanhamento dos processos educativos, a participação dos pais de família neles e a formação de docentes, são tarefas prioritárias da pastoral educativa. (Documento de Aparecida, maio de 2007)

O Frei Luiz Antônio descreve no Marco Doutrinal da nossa instituição que  “a Ordem de Santo Agostinho (OSA), assume a educação como um de seus principais campos de atuação, tendo recebido da Igreja essa missão. A educação é, portanto, uma maneira de evangelizar. Dessa forma, os centros educativos da OSA procuram ser uma escola que educa evangelizando e evangeliza educando. Esse é o conceito fundante de nosso fazer pedagógico. O conceito estruturante é a Escola em Pastoral. O conteúdo programático da Nova Escola Agostiniana se explicita, em linhas gerais, como uma espécie de conteúdo programático no nosso Manifesto”.

 No encerramento, Leonardo Borba lembrou que "é preciso cuidar do nosso jardim, que é a escola católica, cultivando laços, valorizando a amizade e a solidariedade, sendo audazes, criativos, com alegria, gratidão e esperança no coração".

Esta foi a primeira etapa da formação. A conclusão será em agosto, com uma palestra ministrada pelo Prior Provincial e Presidente da SIC, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA.

Assista aqui:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.