A Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), prepara uma semana de celebrações, apresentações e outros momentos de reflexão inspirados na relação entre fé e defesa do meio ambiente. A Semana Laudato Si’ , realizada de 16 a 25 de maio, marca a comemoração pelos cinco anos da Carta Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ sobre o cuidado com a casa comum.
Publicada no dia 24 de maio de 2015, a Carta Encíclica Laudato Si’ é convite para que a humanidade viva uma “conversão ecológica”. No texto, o Papa Francisco argumenta que é dever cristão buscar novos hábitos e modelos econômicos, capazes de conciliar o consumo e o progresso com a preservação dos recursos naturais. A meta, conforme a Carta Encíclica, deve ser viver sob os parâmetros de uma ecologia integral, reconhecendo a relação de interdependência entre todos que habitam o planeta, chamado no documento de Casa Comum.
Uma iniciativa concreta para que as paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas reflitam e aprofundem seu engajamento com a Encíclica . As comunidades são convidadas a avaliar as ações que já foram tomadas e a se comprometerem a dar o próximo passo juntas.
Sugestão de orientações sobre ações de grande impacto se encontra disponível no site da Semana Laudato Si’.
Os agostinianos e a Encíclica Laudato Si'
A Casa Gaia – Centro de Referência Agostiniano em Ecologia Integral é um espaço conceitual, fruto da união de forças, conhecimentos e experiências em uma grande teia de cooperação para inspirar e fazer acontecer o cuidado com a nossa Casa Comum.
Conheça a Casa Gaia: http://www.centrocasagaia.com.br/
- Confira as celebrações programadas pela Arquidicese de Belo Horizonte:
http://arquidiocesebh.org.br/noticias/cnbb-realiza-semana-pela-ecologia-integral-com-programacao-em-minas-gerais-16-a-25-de-maio/