Notícias

15
mar/24

Rezar com o coração: tema refletido em reunião da Fraternidade Agostiniana Leiga

Imagem
Imagem

Membros do Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia, da FAL - Fraternidade Agostiniana Leiga, refletiram sobre o tema "Rezar com o coração", na reunião do dia 13 de março, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte/MG. Neste Ano da Oração, declarado pelo Papa Francisco, todos os encontros serão dedicados ao tema. "Um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração", disse o Papa Francisco.

O Frei Eberson Dionisio Naves, OSA, Coordenador da Comissão das Fraternidades Agostinianas Leigas (FAL), Associações e Grupos Agostinianos, da nossa Província, falou sobre a importância da oração, da interioridade e da proximidade com Deus no dia a dia, que se intensifica quando rezamos com o coração. "Clame ao Senhor, não com o ruído dos lábios, mas com o afeto do coração". (Santo Agostinho, Comentário aos Salmos 141,2).

Destacou também que Santo Agostinho é conhecido como um grande orante da cristandade, apesar de não ter escrito um tratado específico sobre a oração. Sua influência na espiritualidade cristã é significativa, sendo chamado de "Pai da oração cristã" e elogiado por João Paulo II "um home feito de oração". E disse que a oração mede nossa temperatura religiosa. "Dize-me como vives e te direi como rezas, dize-me quanto rezas e te direi qual é a seriedade e a profundidade de tua vida cristã."

"A oração é essencial para renovar o amor, restaurar o projeto de vida e buscar a misericórdia de Deus", diz o Papa Francisco.

Fundamentos da oração Agostiniana

  • Revelação: A vida cristã está intrinsecamente ligada à oração, e sua qualidade
    está na interioridade.
  • Centralidade: o coração é visto como a sede dos sentimentos, do amor e da verdadeira religião, onde Deus fala ao homem.
  • Conversão: a conversão do coração é central na visão agostiniana, purificando-o para que Deus possa habitar nele.

Após as reflexões sobre o tema do encontro, houve uma confraternização, com a comemoração dos aniversariantes.

A FAL - Fraternidade Agostiniana Leiga é formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana. Está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha.

Clique aqui e saiba mais sobre o Laicato Agostiniano.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.