Notícias

25
abr/24

Retiro Provincial 2024: ocasião especial de oração, conexão e renovação espiritual

Imagem
Imagem

Os religiosos da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil estiveram em Retiro Provincial, entre os dias 22 e 26 de abril, no Recanto Coqueiro d'Agua, em Santa Luiza/MG.

A semana foi especialmente dedicada para os freis fazerem uma pausa nas atividades e vivenciarem um tempo de oração, conexão e renovação espiritual.

Sob a condução de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, nossos frades refletiram acerca de cinco eixos centrais da espiritualidade:

1º) O encontro com o Salvador - a intimidade com Cristo e a intimidade com Deus. A partir de uma experiência semelhante à de Simeão que, conduzido pelo Espírito Santo, vai até o Senhor e o toma em seus braços. Este encontro íntimo e pessoal com o Senhor, com o Salvador, que abre a perspectiva e a vida para outros horizontes.

2º) O discernimento e o reencontro com a vocação - um resgate a este chamado de Cristo, a este primeiro amor. Um resgate que acontece pela ação do Espírito Santo, que nos auxilia em nossa caminhada e nos faz cada vez mais nos orientar em direção ao chamado que Cristo nos faz.

3º) O dom da fé - porque por meio da fé nós temos acesso a Cristo, mas é preciso pedi-la incessantemente, da mesma forma em que nós precisamos pedir e ter esta humildade de pedir a fé, é Cristo também que vem ao nosso encontro e oferece a fé para que nós possamos nos aproximar de Cristo.

4º) A missão e o apostolado - A missão dos Apóstolos também é uma inspiração para que Cristo, habitando em nosso Coração pela ação do Espírito Santo, nos dê força e coragem para testemunhar e anunciar a Sua Palavra, a Sua Boa Nova, vivendo de acordo com o que o Espírito sopra sobre cada um de nós, aquilo que Cristo quer de nós.

5º) A Unidade e a sinodalidade - O aspecto próprio da comunhão de vida preconizada pelo carisma agostiniano. Como que, nós, a Igreja, unida e conduzida pelo Espírito Santo com o dom da fé, tendo este encontro íntimo e pessoal com Cristo, podemos anunciar a Boa Nova por meio do nosso ministério, nosso apostolado e da nossa Missão.

Na programação do Retiro, houveram Missas diárias, vésperas, momentos reservados para a oração pessoal, Via Lucis, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração de Renovação das Promessas Batismais.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.