Notícias

27
jul/21

Retiro marca o início do semestre formativo na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova

Imagem
Imagem

A Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, de Belo Horizonte (MG), iniciou no dia 27 de julho, o retiro para aspirantes e pré-noviços, em preparação para o início do semestre formativo.

A celebração de abertura, presidida pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA,  marca a retomada das atividades de 2021, após o período de férias, quando os formandos têm a oportunidade de visitar seus familiares e conviver em suas comunidades eclesiais de origem. 

A partir da Liturgia da Palavra da terça-feira da 17ª Semana do Tempo Comum, o Frei Luiz ressaltou a necessidade de retomar o amor primeiro, que é o seguimento de Jesus. E, à luz da Perfectae Caritatis -  o Decreto sobre a Adaptação e Renovação da Vida Religiosa, emitido pelo Concílio Vaticano II, recordou os cinco passos para a Renovação da Vida Religiosa:

1) Segmento de Cristo
2) Retorno ao carisma
3) Comunhão com a Igreja
4) Atenção aos sinais dos tempos
5) Renovação espiritual 

Frei Luiz também destacou, entre algumas proposições do Papa Francisco, o Pacto Educativo Global. E falou sobre a importância de apostarmos na vida, na fraternidade e de assumirmos riscos criativos, cultivando a intimidade com Deus, estando dispostos a semear o trigo e não o joio.

O Frei Anderson Domingues de Lima, OSA, e o Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA, orientarão o retiro com os formandos até a sexta-feira, dia 30, quando serão retomadas as atividades pastorais e, na próxima semana, os estudos acadêmicos.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.