Em Fortaleza (CE), integrantes do Núcleo Santa Clara de Montefalco da Fraternidade Agostiniana Secular (FAS) participaram de um retiro e da celebração das Promessas, após um período de discernimento e preparação, reafirmaram o compromisso de viver a fé cristã inspirados por Santo Agostinho.
O retiro em preparação para as Promessas foi realizado no dia 19 de março, na Fraternidade Santo Alípio e São Possídio, com assessoria do Frei José Flávio Cassiano, OSA, assistente religioso do Núcleo Santa Clara de Montefalco. A Missa com a celebração das Promessas foi presidida pelo Frei Anderson Domingues de Lima, OSA – assessor religioso das Fraternidades Agostinianas Seculares e coordenador da Comissão Provincial das FAS, Associações e Grupos Agostinianos, na Paróquia São Pedro.
Durante a celebração, os membros da FAS leram juntos o termo da Promessa e receberam a medalha, símbolo da Fraternidade Secular, como sinal de pertença e compromisso.
Participaram da celebração religiosos agostinianos, familiares, amigos e a comunidade paroquial, que testemunharam esse momento de fé, comunhão e alegria.
Emitir as Promessas na Fraternidade Agostiniana Secular significa abraçar o carisma agostiniano com profundidade e comprometer-se a viver três dimensões fundamentais:
Interioridade: cultivar o recolhimento e a busca constante por Deus no mais íntimo do coração.
Comunidade: viver a comunhão e a caridade, inspirados pelo exemplo de Santo Agostinho.
Apostolado: prolongar o amor de Deus no mundo, por meio do serviço e do testemunho.
As Promessas também representam uma abertura contínua à graça, um caminho de conversão permanente e de entrega generosa. Cada membro se dispõe a servir dentro da própria Fraternidade, contribuindo para seu crescimento e para a missão da Ordem Agostiniana.










A FAS está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana que a acompanha:
- Núcleo Nossa Senhora da Consolação (Belo Horizonte – MG)
- Núcleo Santo Agostinho (Belo Horizonte – MG)
- Núcleo Santa Rita (Chapada do Norte – MG)
- Núcleo Santa Mônica (Rio de Janeiro – RJ)
- Núcleo São Nicolau de Tolentino (Rio de Janeiro – RJ)
- Núcleo Beato Estêvão Belessini (Bragança Paulista – SP)
- Núcleo Santa Clara de Montefalco (Fortaleza – CE)
Clique aqui e saiba mais sobre o Laicato Agostiniano.