Notícias

15
mar/24

Quaresma: Conventos e Mosteiros unidos em oração

Imagem
Imagem

Comunidades monásticas de toda a Espanha uniram-se em uma campanha promovida pela Fundação DeClausura para abrir as portas dos mosteiros e conventos e rezar com oa fieis no contexto do tempo quaresmal, no dia 7 de março. Quatro comunidades religiosas agostinianas participaram desta iniciativa que tem o intuito de ajudar a sociedade a redescobrir a dimensão contemplativa da vida.

Beneditinos, Agostinianos, Clarissas, Camaldulenses e Cistercienses querem convidar a sociedade a abrandar, a parar e a rezar. Representam os 8.328 contemplativos que vivem dedicados à oração, em 725 mosteiros espanhóis.

“Na Quaresma agir é também parar. Pare em oração, para acolher a Palavra de Deus (…) diminua o ritmo e pare. A dimensão contemplativa da vida, que a Quaresma nos fará redescobrir, mobilizará novas energias”. (Papa Francisco)

O  Mosteiro da Conversão participou nesta convocatória. As monjas destacaram que a proposta de oração das Vésperas, aberta a todos, foi um momento de absoluta vida cotidiana: "Nós, agostinianas, oferecemos a possibilidade de compartilhar conosco a oração. No dia 7 de março, fomos acompanhados por hóspedes que naquele momento estavam na pousada fazendo alguns dias de retiro”.

As monjas agostinianas do Mosteiro de Santa María Magdalena, em Medina del Campo (Valladolid), também valorizam positivamente a iniciativa. Porque, embora a igreja esteja aberta diariamente, a partir das 18h, com exposição do Santíssimo Sacramento e possibilidade de rezar as Vésperas com as religiosas a partir das 19h, a verdade é que o apelo da DeClausura tem servido para que as pessoas lembrem que essa possibilidade existe.

No dia 7 de março prepararam com especial cuidado os cantos e as apresentações, convidando, no contexto do Ano de Oração convocado pelo Papa Francisco, a cultivar a interioridade e a espiritualidade. Atualmente vivem neste mosteiro treze agostinianas. Cerca de vinte pessoas participaram da iniciativa no mosteiro.

No Mosteiro de Santa María de Gracia, em Huelva , as agostinianas participaram do dia com a Hora Santa do Getsêmani, que celebram todas s primeiras quintas-feiras do mês, das 19h30 às 20h30. Além disso, a igreja funciona diariamente a partir das 18h, com exposição do Santíssimo Sacramento, oração das Vésperas às 19h e Eucaristia às 20h.

Os momentos de oração fazem parte da vida cotidiana e constituem um dos aspectos identitários das monjas agostinianas. No contexto do Ano de Oração, é uma enorme riqueza partilhar estes momentos com as pessoas que entram na igreja em busca de um momento de paz e de encontro com o Senhor.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.