Ao longo deste ano, as crianças do 1° ano do Colégio Santo Agostinho - Unidade Gutierrez, participaram de um projeto no qual puderam vivenciar os valores agostinianos. Eles estreitaram laços com as crianças da creche Chitaitai, de Moçambique. Corresponderam com elas por mensagens e estudaram o contexto histórico e cultural dessa nação. Para celebrar toda a rica e profunda experiência vivida pela turma ao longo do ano, foi promovido no Colégio, uma manhã moçambicana com as famílias, crianças e educadores da comunidade escolar, por meio de uma videoconferência pelo Skype.
Durante a conferência, os alunos do Colégio cantaram uma canção africana, e as crianças da creche Chitaitai apresentaram uma dança típica de sua região. Uma das mães conversou com os amigos moçambicanos. Com muita empatia, falou de gratidão, comunhão e esperança e parabenizou o trabalho dos voluntários, que deixaram tudo para poder ajudar essas crianças.
A partir dessa experiência, nossos alunos do Fundamental I refletiram e identificaram limites e possibilidades na convivência ao entender o valor da amizade. O projeto Construindo Pontes de Amizade deixou o legado de uma missão: cada criança se tornou um embaixador da amizade! A entrega de um bóton com a log​o do Projeto, desenhada pelo aluno Rafael, oficializou essa missão. ​
Cada criança que particpou assumiu a responsabilidade de autoria e cuidado em relação aos princípios agostinianos e pôde compartilhar a experiência com amigos de Moçambique que, neste ano, tentam reconstruir a vida após uma grande catástrofe natural: a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
Conviver é uma dimensão inerente à experiência humana. Quanto mais aprendemos a acolher as diferenças entre as pessoas, mais nos tornamos abertos ao crescimento que as relações trazem.