Notícias

18
dez/23

Programa de Desenvolvimento de Lideranças 2023

Imagem
Imagem

A Rede Lius Agostinianos realizou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças 2023, reunindo líderes de diversas equipes entre diretores, gestores, supervisores e coordenadores, em vários encontros.

No primeiro dia todos receberam o passaporte do líder agostiniano e foram convidados a embarcar em uma jornada de aprendizados. 

Ao longo desse período, as lideranças dedicaram-se à reflexão sobre suas competências alinhadas à estratégia e às regras de ouro da Instituição. Eles buscaram enfrentar desafios e conectar-se a temas relevantes, tudo isso com o objetivo de se desenvolver, aprimorando a gestão de suas equipes, processos e clima organizacional.

Os conteúdos trabalhados nos encontros abordaram não apenas competências individuais, mas também o mapa estratégico e processos específicos, promovendo uma gestão mais coesa, alinhada aos valores da organização e fortalecendo a cultura.

No encerramento da formação, os líderes participaram da construção da Máquina de Goldberg. Essa atividade proporcionou uma vivência prática dos temas discutidos ao longo dos quatro meses, que incluíram segurança psicológica, inteligência colaborativa, performance e feedback, clima organizacional, estratégia e sucessão, além de gestão do tempo e produtividade. O evento foi marcado por uma tarde repleta de desafios, integração, insights e entusiasmo.

Com o Passaporte da Liderança Agostiniana completo, os líderes encerraram o Programa ainda mais fortalecidos nos imperativos da liderança: O Líder de Sida Equipe, da Rede e do Negócio.

 Nas nossas Escolas Sociais (AIACOM e ESA), o Programa de Formação de Liderança foi adaptado de acordo com a realidade local.  Durante os encontros, as lideranças puderam refletir sobre os aspectos que envolvem o exercício da liderança: automotivação, perfil comportamental, competências, repertório de comportamentos do líder, contexto e seus desafios. Conhecer, compartilhar e trabalhar recursos e ferramentas para a liderança promover o legítimo trabalho em equipe.

 FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS OPERACIONAIS

Em novembro, expandimos o Programa de Liderança para os gestores das equipes operacionais do Colégio Santo Agostinho. Orientados pelas Business Partners (BP's) das Unidades, os primeiros módulos focaram em aspectos essenciais, como Competências individuais, o Mapa Estratégico da instituição e Processos.

Nos encontros seguintes, foram explorados os temas Comunicação Positiva, Feedback, e Gestão de Conflitos, abordando a importância da comunicação positiva, o papel crucial do líder na gestão assertiva de conflitos, a leitura do clima organizacional, a criação de um ambiente de segurança psicológica. Os líderes desenvolveram suas habilidades, obtendo novas perspectivas para impulsionar o desenvolvimento de suas equipes.

Liderar grandes equipes operacionais se torna mais fácil quando se tem robustez técnica, ferramentas adequadas e participação em fóruns construtivos.

O encerramento, marcado para esta semana, abordará o tema Clima Organizacional

"Queremos líderes que inspirem a todos na garantia do cumprimento de nossa missão e visão institucional!" (Regra de Ouro nº 7 da nossa Instituição)

Sobre a Rede Lius

Rede Lius Agostinianos é uma marca que representa as instituições pertencentes aos Freis da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que atuam de forma independente, visando à formação dos religiosos, fazendo a gestão de centros educativos e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento. Por meio de modelos atuais, inovadores e centrados no estudante, continuaremos oferecendo uma educação que aproxima e potencializa pessoas.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.