A celebração de instituição da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil foi presidida pelo Frei Alejandro Moral Antón, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, quarta-feira, dia 11, na Paróquia Cristo Redentor, no Barreiro. A Missa foi concelebrada pelo Frei Carlos José Sánchez, ex-prior da Província Matritense, da Espanha; Frei Alexander Lam, Assistente Geral para a América Latina, Frei Luiz Antônio Pinheiro, nosso Prior Provincial, e os freis da Província. Centenas de pessoas acompanharam da celebração.
Em sua homilia, o frei Alejandro deu graças pela nova Província e cumprimentou o Frei Luiz Antônio, eleito o primeiro provincial. Também falou sobre a importância da vida em comunhão, da fraternidade e de cuidar dos irmãos e das coisas mais importantes do dia a dia das comunidades.
O Frei Luiz Antônio falou sobre a história dos primeiros freis agostinianos que chegaram ao Brasil vindos da Província Matritense - Mosteiro do Escorial, da Espanha entre 1929 e 1931 e convidou os freis Alejandro Moral Antón e Carlos José Sánchez para o descerramento do painel feito pelo artista plástico Sérgio Vaz em homenagem aos 29 frades agostinianos pioneiros - "Uma lembrança singela como um álbum de família para recordar e mostrar gratidão aos pioneiros que aqui estiveram e que hoje estão na casa do Pai".