Notícias

22
set/21

Plantar para depois colher!

Imagem
Imagem

Cuidar de nossa Casa Comum é valorizar a natureza a partir das ações, das reflexões, do lazer e do brincar criativo. Reafirmando o nosso compromisso institucional com a Ecologia Integral, diversas iniciativas têm sido realizadas nas unidades do Colégio Santo Agostinho, em uma ação conjunta do Depas - Departamento de Evangelização Pastoral e pelos articuladores do GTEIA  - Grupo de Trabalho envolvimento e iniciativa ambiental.

No mês de agosto, a Unidade Nova Lima fez o plantio de 40 mudas de árvores frutíferas na área interna do Colégio. Foram plantadas mudas de árvores diversas, como limãolaranjamexericamangajabuticaba e amora, que começam a modificar a paisagem do Colégio.

Dentro de 2 anos aproximadamente, as árvores plantadas vão aumentar a área verde da escola, propiciando espaços de socialização para os estudantes. Essa ação também favorecerá o surgimento da fauna dispersora, ou seja, aves e insetos que garantem a interação ecológica, espalhando sementes para outros locais propícios à vegetação.

Também em agosto, a Unidade Gutierrez incentivou o plantio por meio de orientações e distribuição de sementes para a comunidade.

Em setembro, estudantes da Unidade Contagem participaram da solenidade de reabertura do Parque Fernão Dias, agora reconhecido como Área de Preservação Ambiental - APA. O Parque abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica e está localizada nos municípios de Contagem e Betim. Possui área de cerca de 984 mil metros quadrados de extensão, uma das maiores áreas verdes em região urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

E a Unidade Belo Horizonte, destaca o “É preciso conhecer para desejar proteger”, este é o lema do Projeto Pequenos Protetores do Planeta, criado pela Júlia Duarte, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, da Unidade Belo Horizonte. O Projeto PPP (@projeto.ppp) tem o objetivo de despertar a consciência ambiental em crianças e jovens para que aprendam a amar nosso planeta e desejem protegê-lo. Em sua página do Instagram, Júlia compartilha conteúdos relacionados à importância de cuidar do meio ambiente, com dicas e oficinas de ações de preservação e respeito com o nosso planeta, dicas de leitura, datas comemorativas importantes, propostas de ecotarefas e muito mais. “Crianças também podem salvar o mundo! Ainda estou no início, mas tenho muita vontade de fazer a diferença! É preciso conhecer para desejar proteger!” 

Plante você também uma árvore, uma muda, uma boa ideia! Assim nos mantemos em equilíbrio constante com o mundo, numa ética do cuidado, da cooperação e da reciprocidade. A colheita virá!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.