Onde a vida pede acolhida: ações agostinianas frente aos desafios da moradia

A Campanha da Fraternidade 2026 retoma um tema essencial para a vida em sociedade: Fraternidade e Moradia. Um convite a refletir sobre o direito de todas as pessoas a uma moradia digna e a garantia de direitos fundamentais para a promoção da vida.

Seguindo o carisma e a espiritulidade agostiniana, os frades da Província da Consolação assumem o compromisso de olhar com atenção para aqueles que vivem à margem das dificuldades relacionadas à moradia.

Há mais de 30 anos, os religiosos agostinianos estão presentes em diferentes iniciativas e comunidades, levando uma atuação humanista marcada pela proximidade e pela vivência do Cristo da solidariedade.

Para além da presença física do olhar atento, do abraço fraterno e do diálogo com pessoas em situação de vulnerabilidade, os freis também contribuem de forma efetiva com iniciativas de apoio financeiro e com a busca por soluções de políticas públicas voltadas à garantia do direitos.

Aqui, destacamos algumas das realidades em que os freis agostinianos marcam presença e atuam de forma solidária:

  • Vila Corumbiara, no Barreiro.
  • Comunidades quilombolas, como o Quilombo dos Arturos, em Contagem.
  • Ocupação Eliana Silva, também no Barreiro.
  • Aldeias indígenas, como as dos povos  Xukuru-Kariri e Pataxó.
  • Apoio a pessoas em situação de rua, em iniciativas ligadas à moradia e à dignidade.
  • Situações emergenciais, como a recente mobilização em Juiz de Fora.

Juntas, as diversas frentes missionárias da Província da Consolação no Ceará, Minas Gerais, Rio de janeiro e SãoPaulo, contribuem com ações que constroem uma sociedade mais justa, fraterna e acolhedora para todos.

Campanha da Fraternidade e o direito à moradia

A Comissão Provincial de Justiça, Paz e Integridade da Criação realizou no dia 16 de março uma live com o tema “A Campanha da Fraternidade e a luta pelo direito à moradia”. O encontro propôs uma reflexão sobre os desafios relacionados à moradia no Brasil, à luz da proposta da Igreja.

Durante a transmissão, Ana Carolina Maria Soraggi, doutora em Arquitetura e coordenadora administrativa e imobiliária da Sociedade Inteligência e Coração, propôs uma reflexão sobre o tema, com mediação do Frei Paulo Gabriel Lópes Blanco, OSA, e apoio técnico do Frei José Henrique Morais, OSA.

Também foram apresentadas iniciativas desenvolvidas pela Província da Consolação em sintonia com a Campanha da Fraternidade, reforçando o compromisso com a justiça social, a dignidade humana e o cuidado com a criação.

Confira: