O Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil promoveu um encontro por videoconferência com a equipe de Animação Juvenil, na quarta-feira, 8 de julho, para estudar o documento “O Tempo da Esperança” elaborado pelo Instituto de Espiritualidade Agostiniana, de Roma.
A reunião, que contou com a participação do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, e com representantes das Paróquias, Centro Educativos e Casas de Formação da Província, foi oportunidade de encontro e de partilha para a equipe sobre as propostas do texto e sua aplicabilidade na animação juvenil. O grupo tem feito um itinerário de estudo sobre o documento e, durante a reunião, os participantes demonstraram amadurecimento e comprometimento com as provocações da Ordem Agostiniana.
O documento “O Tempo da Esperança” propõe elementos para a renovação da vida religiosa agostiniana após o coronavírus.
Frei Luiz Antônio comentou que já estamos vivendo o Tempo da Esperança neste período e que os encontros proporcionam refletir juntos sobre o tema. Também disse que esta situação nos desafia naquilo que temos de melhor para colaborar com uma nova humanidade em todos os sentidos. E que em todo o mundo as pessoas estão se envolvendo em voluntariados, trabalhos e ações em favor dos outros como um todo, e neste contexto os jovens têm sido importantes protagonistas. "Tempo da esperança é a construção de um novo tempo a partir daquilo que temos de mais profundo que é a nossa fé, a nossa esperança e o ato concreto de amor. E a construção desse tempo da esperança começa em cada um de nós. O primeiro passo para viver esse tempo é renovar dentre de nós forças que nem conhecíamos ou que estavam adormecidas". E encerrou dizendo que é importante multiplicar nossas experiências para as pessoas à nossa volta, ecoando esse tempo da esperança para a família, colegas, redes sociais e, a partir daí aumentar a influência sobre a sociedade, as pessoas. Citou como grande aprendizado o uso dos meios digitais para encurtar as distâncias, economizar, e tornar os momentos presenciais ainda mais especiais. "Este período está sendo um grande aprendizado para todos nós. Aprendizado é a palavra que mais tenho usado. Bem-vindos ao Tempo da Esperança! Que Deus nos abençoe".
Assista ao vídeo da reunião:
-Leia aqui o documento TEMPO-DA-ESPERANCA.pdf.