Fale com o animador vocacional

Notícias

18
ago/23

Novena a Santo Agostinho -19 a 27 de agosto

Imagem
Imagem

Temos um convite muito especial para você: reze conosco, de 19 a 27 de agosto, a Novena em preparação para as celebrações de Santo Agostinho (28/08).

Neste ano a Novena foi produzida em áudio, no formato PodCast, com divulgação pelas nossas redes sociais @agostinianizar e @provinciadaconsolacao (Instagram e Facebook).

O mês de agosto é especialmente dedicado a Santo Agostinho, pai espiritual, inspirador do estilo de vida e espiritualidade seguidos pelos religiosos e religiosas que constituem a grande família agostiniana.

Confira:
- Igual para todos os dias
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

OREMOS: Deus, criador de todas as coisas, concedei-me primeiramente que eu faça uma boa oração, em seguida, que me torne digno de ser ouvido por ti; por fim, que me atendas. Que eu me conheça a mim mesmo, que eu te conheça, Senhor. Amém.

1º dia - A Busca

Dos Solilóquios de Nosso Pai Santo Agostinho (I,1,1)

“Senhor, amo somente a ti, sigo somente a ti, busco somente a ti, estou disposto a servir somente a ti (...). Abra-se tua porta para mim que estou batendo. Ensina-me como chegar a ti.”

Pergunta motivadora:
Às portas que batemos, são realmente as portas do Senhor, ou são portas de moradas vazias?

2º dia - A Liberdade

Do Livre-arbítrio de Nosso Pai Santo Agostinho (II,14,37)

Eis no que consiste a nossa liberdade: estarmos submetidos a essa Verdade. É ela o nosso Deus mesmo, o qual nos liberta da morte (...). Com efeito, nossa alma de nada goza com liberdade se não o gozar com segurança.”

Pergunta motivadora:
Temos experimentado a verdadeira liberdade em Deus?

3º dia - A Amizade

Das Carta 258 de Nosso Pai Santo Agostinho (258,1-4)

“Dou, portanto, graças a Deus porque finalmente se dignou fazer-te meu amigo. Agora sim existe entre nós acordo nas coisas divinas e humanas (...). Se manténs comigo firmemente os dois, nossa amizade será autêntica e sempiterna.”

Pergunta motivadora:
Temos cultivado nossas amizades em Deus?

4º dia - A Verdade

Das Confissões de Nosso Pai Santo Agostinho (X,41,66)

“Apesar de ter o coração ferido, vi o teu esplendor e, ofuscado, falei: ‘Quem pode lá chegar? Sim, fui expulso da tua presença. Tu és a verdade que a tudo preside, e eu, na minha avidez, não queria perder-te...”

Pergunta motivadora:
Qual verdade temos anunciado?

5º dia - A Paz

Do Sermão à Igreja de Cesareia de Nosso Pai Santo Agostinho (4)

Ó Cristo, nossa paz, que fizeste dos povos um só! Faze que sejamos um, para cantar de verdade o que diz o salmo: ‘Como é bom e suave que os irmãos morem unidos’. Introduz a concórdia e afasta a discórdia...”

Pergunta motivadora:
O que temos feito para promover a paz?

6º dia - A Fé

Dos Confissões de Nosso Pai Santo Agostinho (VII, 20,26)

Eu estava certo de que existes e de que és infinito, sem, no entanto, te estenderes por espaços finitos ou infinitos; (...) de que todas as coisas provêm de ti (...). Eu estava certo de tudo isso, mas era ainda muito fraco para saber gozar de ti.”

Pergunta motivadora:
Como podemos testemunhar hoje a nossa fé?

7º dia - A Esperança

Das Confissões de Nosso Pai Santo Agostinho (IV,16,31)

Fazei, ó Senhor, nosso Deus, que esperemos à sombra das vossas asas. (...) Nossa firmeza só é firmeza quando Vós nela estais; mas quando depende de nós, então é enfermidade. (...) Fazei, ó Senhor, que voltemos já para Vós para não nos submergirmos.”

Pergunta motivadora:
Temos cultivado a alegre esperança capaz de transformar a sua vida e a daqueles que estão à sua volta?

8º dia - O Amor

Do Comentário ao Salmo 39 de Nosso Pai Santo Agostinho (39,11)

“Todos os que correm, corram com perseverança, porque todos recebem o prêmio (...). Não é a ambição, mas a caridade que realiza este combate; todos os corredores se amam, e este amor é que constitui a corrida.”

Pergunta motivadora:
No correr dos nossos dias, temos tido tempo par amar?

9º dia - A Felicidade

Das Confissões de Nosso Pai Santo Agostinho (X,22,32)

“Longe de mim, Senhor, longe do coração do teu servo, que se confessa diante de ti, longe o pensamento de que uma alegria qualquer possa torná-lo feliz. (...) esta é a felicidade: alegrar-nos em ti, de ti e por ti.

Pergunta motivadora:
Temos buscado a verdadeira alegria?

--------

Ao final de cada dia:

1. Pai Nosso, Ave Maria, Glória

2. Oremos: Renovai, Senhor, em vossa Igreja o espírito que infundistes em nosso Pai Santo Agostinho, para que cheios desse mesmo espírito, tenhamos sede de Vós, fonte da sabedoria, e vos busquemos como o único amor verdadeiro. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

3. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

4. Santo Agostinho, rogai por nós!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.