Notícias

17
fev/24

Nota de pesar pelo falecimento do Frei Nello Cipriani, OSA

Imagem
Imagem

Nossa Família Agostiniana despede-se hoje, dia 17 de fevereiro, do Frei Nello Cipriani, OSA, de um dos maiores especialistas em Patrística e em Santo Agostinho, faleceu em Roma, aos 86 anos de idade.

Membro da comunidade do Colégio Internacional Santa Mônica, dedicou-se a tornar a riqueza espiritual e cultural agostiniana acessível aos jovens de diferentes gerações. Suas aulas no Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma, onde lecionou por mais de quarenta anos (1973 a 2016), são memoráveis. Ele ofereceu seu serviço à Igreja por meio de seu testemunho pessoal de vida fraterna, sua disposição de ocupar vários cargos, seu compromisso com o estudo patrístico e a formação.

Na homilia da celebração de Exéquias, o Frei Vittorino Grossi, OSA, professor e também profundo conhecedor de Santo Agostinho, destacou o amor aos estudos que marcou a vida de Frei Nello, com quem compartilhou tantos momentos da vida. Ao mundo cultural, Frei Nello ofereceu uma leitura não só platônica dos Diálogos, mas centrada em Jesus Cristo, explicou, ajudando assim a relê-los. "Agostinho disse que é necessário aproximar-se de Cristo com os companheiros de fé cristã", disse o padre Vittorino, "porque o mistério é tão grande que não podemos fazê-lo sozinhos. Frei Nello deu uma enorme contribuição nesse sentido, assim como aprofundou a obra De Trinitate colocando em prática o que o bispo de Hipona disse: "amaremos e conheceremos, conheceremos e amaremos. Porque a chave para o conhecimento de Deus e uns dos outros é o amor, aquele que ama conhece o outro".

Em uma mensagem, o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, também recordou o Frei Nello, agradecido pelo que recebeu dele "tanto em palavras como em vida". "O que conta em nossa existência e o que realmente importa é o amor que podemos oferecer aos outros", enfatizou, "e isso serve para construir uma comunidade e uma profunda comunhão de vida".

Humilde, reservado, cordial, afável e muito estimado, Frei Nello investiu seus talentos e melhores recursos humanos e espirituais no campo da pesquisa teológica e patrística, investigando especialmente o pensamento e a obra do bispo de Hipona no ambiente acadêmico. Suas aulas no Instituto Augustinianum eram assistidas por centenas de estudantes, e as salas de aula em que ele ministrava seus cursos estavam sempre cheias. Claro e simples em suas exposições, conseguia facilmente fazer entender a figura de Santo Agostinho e seus escritos, fascinando os que o ouviam.

Nascido em Maenza, na província de Latina, em 29 de julho de 1937, ingressou no mosteiro agostiniano de sua cidade ainda jovem, continuando posteriormente os estudos em Carpineto. Concluiu o noviciado em San Gimignano, em 1953, e fez a primeira profissão religiosa na Ordem de Santo Agostinho em 13 de outubro de 1954. Continuou os estudos secundários em Viterbo, e em 1957, iniciou os estudos de filosofia em Tolentino, onde fez sua profissão solene em 29 de junho de 1959. Concluiu os estudos de teologia na Espanha, no Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, onde foi ordenado sacerdote em 25 de fevereiro de 1962 .

Posteriormente, obteve a Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, a Licenciatura em Literatura Antiga na Universidade de Perugia e o Doutorado em Teologia e Ciências Patrísticas no Augustinianum. Frei Nello ofereceu o seu serviço à Igreja e à Ordem de Santo Agostinho através do seu testemunho pessoal de vida fraterna, do seu empenho no ensino e no estudo patrístico, na sua disponibilidade para ocupar diversos cargos, formar religiosos e religiosas em conventos e mosteiros, e ministrar retiros e cursos. Sua formação intelectual clássica também lhe permitiu ensinar latim e grego em Carpineto e Viterbo, entre 1962 e 1968.

Desde 1988 residiu no Colégio Santa Mônica, continuando até 17 de fevereiro sua fecunda colaboração ao Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum.

Confira abaixo a entrevista em que o Frei Nello reflete sobre mendicância na Ordem de Santo Agostinho no século XXI.

Descanse em paz!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.