A Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte (MG), foi inaugurada em 1952 e elevada a paróquia em 1960. Sete décadas de história que se relaciona à trajetória de muitos Agostinianos, sobretudo os primeiros freis da Província Matritense do Sagrado Coração de Jesus, vindos da Espanha entre 1929 e 1933.
Com crescimento do bairro Santo Agostinho e o aumento do número de moradores na região, estimulado pela presença do colégio, a comunidade do bairro iniciou um trabalho em conjunto com os padres agostinianos para construir uma igreja. Com suas linhas neo-góticas, projetadas pelo arquiteto Jefferson Lodi, antigo aluno do colégio, a Igreja “do Santo Agostinho” foi inaugurada em 22 de dezembro de 1951 e consagrada pelo então arcebispo metropolitano, Dom Cabral.
Durante os primeiros anos, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia era a capela do Colégio Santo Agostinho. Mas com o tempo, tornando mais estruturada, recebeu a autorização do Arcebispo para ser uma nova paróquia em Belo Horizonte. Foi assim que, em 1960, Dom João Rezende Costa, elevou a capela à condição de paróquia, empossando seu primeiro pároco, o Frei Guilherme Rubio.
Desde sua criação, a Paróquia conta com a participação e o trabalho voluntário de muitos leigos, nas mais diversas pastorais e movimentos.
- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia
Rua Bernardo Guimarães, 2700 - Bairro Santo Agostinho Belo Horizonte (MG)
Site: igrejaconsolacaocorreia.com.br