A Irmã Carolina Blázquez, OSA, do Mosteiro da Conversão de SS. Agustinas, em Sotillo de la Adrada (Ávila), é a primeira monja agostiniana a assumir a Cátedra de Vida Consagrada na Universidade Eclesiástica de San Dámaso, em Madri. Uma grande alegria para toda a família agostiniana!
Doutora em Teologia e professora na Universidade Eclesiástica de San Dámaso, em Madrid, Irmã Carolina leciona várias disciplinas sobre ecumenismo, liturgia e vida consagrada, e recentemente foi nomeada diretora da Cátedra de Vida Consagrada pelo Grão-Chanceler da Universidade, o Cardeal Arcebispo de Madrid, Dom Carlos Osoro Sierra.
A Cátedra de Vida Consagrada é um órgão que promove o estudo teológico da identidade da Vida Consagrada e sua missão na Igreja.
Da Cátedra são ministradas várias disciplinas relacionadas com a teologia da Vida Consagrada, numa eclesiologia de comunhão. São disciplinas que são ministradas tanto no Ciclo Institucional de Bacharelado em Teologia, quanto nos Biênios e nos cursos de doutorado em Teologia. Oferece também um título próprio sobre Teologia da Santidade e Estados de Vida , assim como o programa de estudos teológicos para a vida contemplativa Sapientia Amoris .
Oferece também um título próprio sobre Teologia da Santidade e Estados de Vida , assim como o programa de estudos teológicos para a vida contemplativa Sapientia Amoris .
Um espaço de reunião
Uma das primeiras iniciativas da Irmã Carolina , neste novo serviço que lhe foi confiado, é criar um espaço de encontro com responsáveis e formadores dos Institutos de Vida Consagrada que enviaram ou têm alunos na Universidade. O objetivo é explicar e expor detalhadamente a oferta acadêmica que se oferece neste campo e, além disso, escutar as necessidades ou urgências que os Institutos possam ter para melhorar e ampliar a formação teológica de seus consagrados.