Notícias

17
jan/23

Encerramento da 1ª Experiência Vocacional Missionária na Amazônia: “Luzes para o caminho”

Imagem
Imagem

A 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”, realizada entre os dias 5 e 17 de janeiro, em Manaus (AM), reuniu 280 missionários e missionárias - cristãos leigos e leigas, seminaristas, padres, formadores, religiosos (as), juventude missionária e bispos, em uma oportunidade incrível de encontro, serviço e troca experiências.

O evento, que aconteceu nos territórios da Arquidiocese de Manaus, da Diocese de Coari e da Prelazia de Itacoatiara, em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), gerou o documento "Luzes para o caminho" que resume um pouco do que os participantes viram, ouviram e sentiram.

Da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil participaram o Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA, e os pré-noviços Gabriel Bento, Marcos Felipy e Guilherme Lessa Marinho, da Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vilanova, de Belo Horizonte/MG. Na partida para a Missão, já "com os pés no caminho", eles disseram sobre as expectativas para este grande encontro. Leia aqui.

Para o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, foi um momento de receber, de agradecer. Disse que toda vocação é serviço na missão, e destacou a receptividade, a fé do povo, e as inúmeras necessidades, a pobreza e a fome, que existe em muitas das comunidades.

Dom Leonardo animou os missionários e missionárias a “se encarnar onde Deus deu a graça de viver”, sem esquecer que “nós saímos do povo e voltamos para o povo para servir, servir em missão”. E disse para levarem consigo a alegria, a teologia que nasce da dor do povo, que ele vê como “uma riqueza para nossa pobreza”, destacando o fato de que tudo é feito na fé, de que o Reino de Deus está presente, que vivem do Reino de Deus. Aos formadores participantes da experiência, a quem agradeceu pela presença, os convidou a “pensarmos o processo formativo a partir da missão da Igreja”, pedindo a todos que “Deus nos dê a alegria de vivermos o Reino de Deus, que Ele nos dê a alegria de testemunha-lo”.

Confira o documento Luzes para o caminho:


Os participantes indicaram algumas luzes a partir do que viram, ouviram e sentiram:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.